Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz comemoram 140 anos / um certo Certo colaborou com livro 'para depois dos 60 anos' / Bombeiros em Miniatura e o Pingo Doce / e como foi à 53 anos!
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz assinala no próximo fim de semana o seu 140º aniversário com um leque de várias iniciativas de relevo.
Entre as quais o lançamento do livro “140 anos, Diário Ilustrado da AHBVFF”. (Consultar programa ao lado)“.
Fundada em 1882, contam os registos da época que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz nasceu na sequência de um incêndio no dia 14 de Novembro em casa da "pobre idiota"" conhecida pela Sancha, quando se verificou que o corpo municipal não estaria devidamente apetrechado nem treinado para o combate eficaz aos incêndios. Logo no dia 18 desse mês formalizou-se a Comissão Organizadora, constituída por Custódio Brás de Lemos, João Maria Viana, Júlio Brás de Lemos, Manuel Ramos de Oliveira, António Augusto Maia, José Maria de Oliveira, Custódio dos Santos, Ernesto Fernandes Tomás e João Maria Rocha Júnior. No dia seguinte, a comissão deu início à subscrição de donativos para aquisição de material, tendo a lista sido subscrita por mais de 60 figueirenses que contribuíram com um total de 223$150 réis.
E é assim que, em 19 de Dezembro de 1882, é registada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, sendo a sua gestão assegurada pela Comissão Organizadora presidida por Custódio Brás de Lemos. O primeiro Comandante foi Ernesto Fernandes Tomás. (BREVE HISTORIAL AQUI)
A Associação, que ao longo dos seus mais de 120 anos de existência já ocupou 8 sedes tem, desde 1975, o seu quartel nas instalações de um antigo armazém de bacalhau que acabaria por lhe ser doado pela Câmara Municipal em 1982.
….......................................
Mas para além do livro que vai ser lançado pelos BVFF, o animador popular Carlos Certo, bem conhecido dos figueirenses, decidiu também publicar um livro intitulado “O que se pode fazer nas relações sexuais depois dos 60 anos” que teve como mentor Fausto Caniceiro da Costa que nos deixou fisicamente em 2006, e que tinha em mente a publicação desta obra.A ideia surgiu depois Carlos Certo ter descoberto o esboço da capa do livro entre a papelada do mentor – para o qual teve o prazer de compor e paginar algumas das suas obras – e que se assim não fosse, iriam para o lixo.
Com a colaboração e carolice de vários amigos o projeto começou a ganhar vida e conseguiram-se fazer 700 exemplares, sem qualquer custo, para venda, com a receita a reverter na íntegra para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
A venda foi concluída no passado mês de julho e as caixas (soldadas) foram abertas na sede dos B.V. E, após contagem, foi apurada a importância de 1818,75 euros.
Carlos Certo refere que, sensibilizada, a direção dos BVFF agradeceu o gesto de solidariedade, e realçou a excelente colaboração dos amigos Mário Oliveira (Caldeira) e Luís Castelhano na venda dos livros pela cidade e concelho.
E remata que “durante a venda repeti 'n' vezes que 'eu fiz o livro mas você é que o vai escrever'... (e só vai perceber isto quem o comprar) por isso escrevam nele factos das vossas vidas e mantenham-no na vossa estante para mais tarde recordar”!
….......................................
E o projeto “Bombeiros em Miniatura" dos BVFF foi um dos finalistas da iniciativa Bairro Feliz do Pingo Doce, tendo sido entregue por este supermercado de Tavarede, no passado dia 22 de outubro e na presença do diretor Nuno Encarnação, a quantia simbólica de 927 euros, tendo sido parte desta ajuda destinada ao objetivo de concretizar a abertura de um espaço mais condigno vocacionado para expor miniaturas, integrado numa área que acolhe as viaturas históricas e que é, também, dos bombeiros da Figueira da Foz.
….......................................
E uma curiosidade: Para ver como foi realizada a reportagem da RTP aquando do 87º aniversário dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz no ano de 1969, ainda a preto e branco, ir a RTP / Arquivos (ENTRAR AQUI) e escrever 'Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz'. Depois veja o vídeo (que não permite 'links', por isso não o 'linkamos' aqui).
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário