sábado, 4 de fevereiro de 2023

Sem-abrigos nas noites de Lisboa >> a Mariana é uma figueirense de 32 anos e encontra-se nessa situação devido a 'más escolhas'!

O Diário de Notícia publica hoje uma reportagem sobre os sem-abrigos nas noites de Lisboa, numa altura em que as temperaturas estão bem baixas. E apesar da autarquia ter aberto um espaço que recebeu 162 pessoas, muitos preferiram continuar na rua.

Das quatro pessoas com origens e histórias de vida bem diferentes que o DN entrevistou, a primeira é uma mulher sem-abrigo, natural da Figueira da Foz:

Mariana Vasco, 32 anos, da Figueira da Foz, a filha do meio de três, tinha tudo para ter outro percurso de vida, não fossem as "más escolhas". Veio para Lisboa aos 18 anos, estudar Terapia Ocupacional na Escola Superior de Saúde de Alcoitão, chegou ao 3.º ano e à altura de estagiar. Escolheu ir para uma Unidade de Comportamentos Aditivos.

"Já tinha consumo de drogas à mistura, comecei a questionar o meu papel, acabei por deixar tudo", conta. 

Foi toxicodependente durante seis anos. Entrou num programa de metadona (terapia de substituição opiácea), foi viver para a casa de férias da família em Peniche. Arranjou trabalho num hotel, veio a pandemia, mas não lhe interrompeu o percurso.

"Comecei a 2 de março e veio a covid, fui despedida. Como tinha experiência de trabalhar com pessoas, entrei nos lares e refiz a minha vida. Tinha o meu carro."

Um primeiro obstáculo: os contactos familiares. Decidiu que era melhor regressar a Lisboa, o que diz ter tido a aprovação da família e da psiquiatra. Foi há um ano e começou a trabalhar numa fábrica. Procurou um albergue para os primeiros tempos, mas isso tornou-se um problema: "Muita gente com consumos, tive uma recaída."

Voltou a algumas das anteriores amizades, às drogas, ao ex-namorado com quem divide há três meses a tenda. Sublinha que não reataram a relação amorosa: "Somos o apoio um do outro"...

=Extrato de publicação compilada do Diário de Notícias que pode ser lida completa AQUI=

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------