A 'Teimosa' recria no sábado de manhã a Queima do Judas e o Enterro do Bacalhau à noite!
A Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, popular e carinhosamente apelidada de 'A Teimosa', não esquece nem deixa as tradições caírem no esquecimento. É assim com este espírito que vai levar a efeito no próximo sábado de Aleluia, dia 8 de abril, os dois eventos da quaresma mais tradicionais da Figueira da Foz.
De manhã com a “Queima do Judas”, pelas 12 horas, no Largo de São João do Vale. Esta “Queima ou Malhação do Judas” é baseada no surrar de um boneco ao som dos Gaiteiros da Dez de Agosto e com a colaboração da Associação de São João do Vale. O boneco representa Judas Iscariote, um dos doze apóstolos mas que foi um traidor de Jesus. Nesta recriação, as crianças que assistem são convidadas a bater no boneco o qual, ao desfazer-se, larga guloseimas. Na ocasião estarão também expostas antigas fotos deste evento como homenagem ao primeiro organizador na Figueira, popularmente conhecido por "O Pichas"!Por sua vez, no sábado à noite, a partir das 21h30, realizar-se-á o Cortejo do Enterro do Bacalhau, que irá percorrer várias artérias da Figueira da Foz. Trata-se de um teatro de rua em que se representa o "adeus" ao bacalhau ou "julgamento" do bacalhau que as populações tinham de levar à mesa. Isto porque durante a Quaresma eram muitas as privações gastronómicas e, de forma especial, as carnes, pelo que o bacalhau que dantes era acessível em preço e quantidade, era consumido até à exaustão naquele período de quarenta dias antes da Páscoa. Fartas do bacalhau, as populações procediam ao seu enterro alegrando-se com o fim das privações e podendo comer outros alimentos.
Assim, pelas 21 horas na sede da 'Teimosa' na Rua das Rosas nº 45, irá sair o desfile. Num barco dóri, ligado à pesca do bacalhau, segue um orador que vai discursando poética e criticamente pelas ruas da cidade nas paragens que serão feitas para o efeito. Este cortejo integra este ano a Filarmónica Figueirense sob a regência de Carlos Cardanho, que executará marchas fúnebres de acordo com a situação. Colaboram diversas entidades destacando-se a integração no cortejo de Grupos de Escuteiros, das Mulheres de Tavarede e do Grupo do Saltadouro.
Iniciativas que contam com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, Rotary Club da Figueira, Bombeiros Voluntários, Lugrade, Magenta e Polícia de Segurança Pública.
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário