quinta-feira, 22 de junho de 2023

Mosteiro de Seiça foi reclassificado como monumento nacional!

O Governo reclassificou hoje à categoria de monumento nacional o Mosteiro de Santa Maria de Seiça, na Figueira da Foz, que teve origem na fundação da nacionalidade e que se encontra em obras de requalificação.

"O imóvel encontra-se referenciado desde 1162, doado por D. Sancho I à Abadia de Santa Maria de Alcobaça, sendo de inegável valor histórico e patrimonial", referiu o Conselho de Ministros de hoje.

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, manifestou um "grande orgulho" pela reclassificação do imóvel, cujo edificado atual remonta aos séculos XVI e XVIII.O autarca salientou que iniciou a classificação do mosteiro em 1999 como secretário de Estado da Cultura, e que o adquiriu, em 2001 enquanto presidente da autarquia figueirense, na sua primeira passagem [1997-2001] pelo executivo...

=Extrato de publicação desta tarde de RTP Notícias que pode ler completa AQUI=

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente!

Lérias disse...

Curioso é que nunca ouço falar nem vejo escrito o nome de um cidadão que "lutou" por mais de 30 anos, (desde a adolescência até à morte) na divulgação do Mosteiro e do local em si, para que não caísse no esquecimento. Aquando da aquisição do imóvel pela CMFF também teve o seu dedo, falo de Fernando da Costa Canas.

Anónimo disse...

Aindaa as vamos ouvir que foi obra deste executivo…

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------