segunda-feira, 12 de junho de 2023

Santo António espantou a sardinha que subiu... para 19 euros o quilo! Peixeiras do Mercado da Figueira da Foz queixam-se mas garantem muita sardinha e de qualidade para o S. João!

Chegou o mês dos santos populares, dos arraiais e da sardinha assada. Junho é um dos favoritos dos portugueses, não só pelas tradicionais festas dos Santos Populares, como também pela sua gastronomia, onde a sardinha grelhada é a rainha da noite. Por falar em tradições, o SAPO24 acompanhou uma das formas mais tradicionais de pesca, a arte-xávega, pesca artesanal na praia de Leirosa.

(…/...)

Na aproximação da primeira grande noite de arraial do mês, o Santo António – em que hoje é a sua véspera com a habitual festa rija no Páteo de Santo António na Figueira da Foz, com muita animação, sardinha e Quim Barreiros - a procura pela sardinha aumenta e como dita a lei do mercado, também o seu preço!

(…/...)
Na passada sexta-feira o sol já estava alto, próximo das 11 horas. Os carros apinhados em segunda fila faziam antever um sábado de mercado cheio. Dos dedos de uma acordeonista sentada na entrada principal do Mercado Municipal da Figueira Foz a melodia entoava praça adentro. As bancas com frutas e legumes de várias cores e dimensões abriam alas para os mercados de peixe situados ao fundo da praça coberta. Antevia-se forte procura pela sardinha, já que “era um fim de semana alargado antes da noite de Santo António”.

“Mas ontem (na sexta-feira) o Santo António espantou a sardinha e então o preço de lota começou nos 180 euros e acabou nos 398 euros o cabaz”

No entanto, não havia muita sardinha fresca. Foi uma "noite de caos", a da passada sexta-feira na lota de Peniche para se encontrar sardinha, contaram os comerciantes e pescadores da Figueira da Foz.

(…/...)

“A sardinha já se come bem, mas falta-lhe tempo. Está muito atrasada. Antes havia sardinha mais cedo e com qualidade. Hoje em dia, está tudo mudado, mas não sei explicar-lhe porquê. Aqui na Figueira ainda continua a ser pequenina, petinga, e em Matosinhos também, precisa de mais tempo” referiu Lena, a peixeira que está há mais de 30 anos no Mercado Municipal da Figueira da Foz, acrescentando que este ano não teve sardinha boa para o Santo António, mas garante que “vai haver muita sardinha de qualidade para o S. João, que também se celebra na Figueira da Foz”,

Duas bancas ao lado, a peixeira Flávia queixava-se do mesmo: a falta de sardinha e o pesadelo de sexta-feira à noite na lota...

(Extratos de reportagem e duas fotos de SAPO24)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------