segunda-feira, 10 de julho de 2023

Santana Lopes exige resolução do caso dos bombeiros sapadores que o governo se comprometeu solucionar há mais de meio ano!

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, exigiu hoje que seja resolvido o "problema criado com o estatuto" dos bombeiros sapadores ou municipais relativo ao pagamento de horas extraordinárias.

"Fazemos um apelo público, ainda mais nesta altura do ano em que é imprescindível o trabalho destes profissionais, para sair imediatamente a solução equitativa para este golpe que foi dado na situação pessoal, profissional e familiar dos bombeiros sapadores", referiu o autarca, em comunicado.Pedro Santana Lopes explicou que "a situação nasceu de um parecer das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, juntamente com a Inspeção Geral de Finanças e com a Direção Geral das Autarquias Locais, que consideraram não poderem ser pagas horas extraordinárias a esses elementos".

Segundo o autarca, esta decisão, que é vinculativa, "representa uma diminuição de rendimento, em média, para cada um dos elementos, de cerca de 150 a 200 euros". 

"Desde essa altura, e já lá vai mais de meio ano, o Governo comprometeu-se a encontrar a dita solução. Primeiro, o interlocutor foi o Ministério da Administração Interna, através da secretária de Estado da Proteção Civil, depois passou para o secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel", recordou. 

Santana Lopes contou que, numa sessão realizada em abril, na Figueira da Foz, Carlos Miguel comprometeu-se "a rapidamente enviar o processo para a Associação Nacional de Municípios para parecer final".

No entanto, acrescentou, "desde aí, o processo tem andado de Herodes para Pilatos e as pessoas naturalmente desesperam"...

(Publicação Diário de Coimbra citando comunicado do autarca – LER AQUI)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------