Broa não tem droga (?) mas consumo continua desaconselhado também no concelho da Figueira da Foz!
A recomendação de não consumo de broa de milho em Leiria (Pombal, Ansião, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande), Santarém (Ourém), Coimbra (Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova e Coimbra) e Aveiro (Ílhavo, Vagos) mantém-se e foram retiradas do mercado as matérias-primas envolvidas nos casos de toxinfeção, segundo a Direção-Geral de Saúde, que esclarece ainda que não foi encontrada a presença de droga nas broas.
Neste momento, a DGS informou que "existem apenas casos esporádicos de toxinfeção alimentar associada ao consumo deste alimento", devido à "estratégia adotada pelas autoridades competentes e à adesão às medidas por parte dos produtores e dos consumidores".
Quando o alimento for considerado seguro, a DGS avisará.
Entre 21 de julho e 9 de agosto de 2023 foram registados 187 casos que apresentavam um quadro sintomático semelhante, principalmente secura da boca, alterações visuais, tonturas, confusão mental e diminuição da força muscular.
Estes sintomas surgiram entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos.
Na maioria dos casos verificou-se ausência da sintomatologia em poucas horas, com sintomas classificados como ligeiros...
(Extrato de publicação de Diário de Notícias que pode ler completa AQUI – Ilustração nossa)
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário