segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Comportas do Rio Pranto no Alqueidão que colapsaram há 4 anos vão ser reparadas!

*Execução está orçada em cerca de um milhão de euros e visa impedir que a água salgada afete a produção de arroz*

O Governo disse à Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO) que vai candidatar a fundos comunitários o projeto de reposição das comportas no vale do rio Pranto, na Figueira da Foz, quatro anos depois de terem colapsado.

Em causa estão as comportas conhecidas como Maria da Mata na freguesia de Alqueidão, na margem esquerda do rio Mondego, em pleno Baixo Mondego, que colapsaram em 2019.

O projeto já aprovado, cuja execução está orçada em cerca de um milhão de euros, para impedir que a água salgada afete a produção de arroz, aguarda pelo lançamento dos avisos de candidaturas a serem abertos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em outubro / novembro deste ano.

Após ser avaliada e aprovada pela CCDRC, a intervenção vai demorar cerca de nove meses (…/...) As obras são “urgentes e inadiáveis”, dado que, quando está maré alta e como a cota do afluente é mais baixa, as águas salgadas entram no rio Pranto e afetam os campos de arroz...

(Foto de pesquisa Google - Extrato de publicação compilada de Notícias de Coimbra que pode ler completa AQUI)

2 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente. Obra fundamental para os campos.

Anónimo disse...

Faz-me extrema confusão como usaram o verbo orçar na notícia original. Orçar é sobretudo um termo náutico que, por alguma razão, agora está a ser usado como o verbo orçamentar. Quando inicialmente era simplesmente sinónimo de virar a proa do barco na direcção do vento e, do facto de se tentar realizar isto várias vezes até se ser bem sucedido, teria obtido daí o sentido de "fazer cálculos por alto". Mas daí a significar fazer um orçamento...

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------