sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Médico português descobriu cura para a diabetes? Informações falsas e manipuladas - mas que já levaram pessoas da Figueira da Foz e com o produto na mão a quererem ser seguidas por ele!

Entrevista falsa supostamente passada na RTP - Médico João Ramos já entregou assunto às autoridades

O nome e a imagem de João Ramos, especialista em Medicina Geral e Familiar, são utilizados, há vários anos, sem o consentimento do médico, em dezenas de publicações falsas partilhadas nas redes sociais para promover a venda de remédios naturais e de suplementos supostamente milagrosos.Desta vez, num vídeo partilhado no Facebook que conta com mais de 160 mil visualizações e mais de 3,2 mil reações, diz-se que o médico terá descoberto a cura para a diabetes.

As imagens mostram uma suposta entrevista que João Ramos teria dado à RTP a promover uma cápsula que alegadamente “mata a diabetes em dezassete dias” e a anunciar que o governo português teria aprovado “uma quota especial que todas as pessoas com diabetes podem obter”.
No entanto, esta entrevista nunca aconteceu, o vídeo partilhado contém imagens e sons manipulados e toda a informação nele divulgada é falsa.

No vídeo de apenas 19 segundos que se tornou viral nas últimas semanas, os sinais de manipulação das imagens e do som são evidentes e permitem concluir que a informação ali partilhada é falsa. Ainda assim, entre os quase 800 comentários à publicação, a maioria é de pessoas a expressarem “gratidão” pela suposta descoberta de João Ramos. (…/...)

João Ramos estava de férias quando recebeu uma mensagem de um amigo com o link do vídeo falso a informá-lo de que circulava mais uma fake news a seu respeito. De tão habituado que está a ver o seu nome e a sua imagem usados em publicações falsas, pensou: “mais uma”. E seguiu com as suas férias.

Mas o problema ganhou maior dimensão quando começou a receber novos utentes em consultório a anunciar que já tinham comprado o produto e queriam saber como tomá-lo.

“Tive pessoas a virem da Figueira da Foz, por exemplo, já com o produto na mão, a quererem ser seguidas por mim, porque pensam que eu lhes vou curar a diabetes”, conta João Ramos, em declarações ao Viral.

Além dos novos utentes que lhe vão aparecendo no consultório por acreditarem na fake news, antigos utentes contactam o médico pelo mesmo motivo: “Há pessoas que me mandam mensagens nas redes sociais a perguntarem porque é que eu não lhes prescrevi aquele ‘medicamento’ novo”!

O médico refere sublinha que “Isto é um crime de saúde pública”. Em declarações ao Viral, João Ramos sublinha que esta fake news pode ter consequências muito graves, não só porque não há provas de que este remédio natural (que, supostamente, contém extrato de folha de oliveira, L-arginina HCL e crómio) cure a diabetes, mas também porque pode levar o doente a abandonar o tratamento prescrito pelo profissional de saúde que o acompanha...

=Extrato de notícia que pode ler completa em “viral.sapo”=

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------