terça-feira, 24 de outubro de 2023

Natal – Figueira só ilumina o edifício da Câmara e a árvore de 32 metros / Freguesias com mais apoios enfeitam nos locais que entenderem ser mais relevantes!

Este ano ainda não será “à vontade o freguês”, mas as juntas de freguesia vão ter um maior controlo sobre as iluminações da época de Natal.
Na última reunião do executivo, o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes confessou que, pessoalmente, lhe faziam “alguma confusão” os investimentos nesta área “em tempos tão difíceis”, mas disse também perceber “o lado de quem diz que as pessoas precisam de se distrair e do espírito festivo” da quadra natalícia, até pelo que esta alavanca na atividade comercial local. Este ano, portanto, as iluminações vão voltar a brilhar no concelho, mas num modelo diferente. A autarquia, diretamente, só vai encarregar-se da decoração natalícia do edifício da Câmara Municipal e da araucária, com 32 metros de altura, situada no final da rua da Liberdade (só nesta árvore os gastos sobem aos 11 mil euros!) que se tornou pela primeira vez a “árvore de Natal” oficial da Figueira da Foz em 2019, quando foi iluminada por ordem do então presidente da autarquia, Carlos Monteiro, e se tornou uma atração turística, referência para as já tradicionais “selfies” de Natal.

(Extrato de publicação online de Diário de Coimbra que pode ler completa na sua edição em papel – Fotos do arquivo pessoal do  autor)

…...................................................

Ainda na publicação do DC pode ler-se que o presidente da Junta de Freguesia de Tavarede, Fernando Lopes, alvitra, entre outras considerações, esperar que “a Câmara embeleze a entrada da cidade, que não a entregue à junta, pois não temos dinheiro para isso”.

…...................................................

E sobre este assunto ouvimos nós, esta tarde, dois comerciantes na rua da República, ambos unânimes no lamento de não estar prevista nenhuma iluminação natalícia., mínima que fosse, na “rua com mais comércio da cidade”, para assim imprimir uma certa alavancagem aos seus negócios nesta altura santa e festiva em que as vendas são sempre uma “lufada de ar fresco” nas depauperadas caixas registadoras!

1 comentário:

Anónimo disse...

Assunto difícil, preso por ter cão e não. Exuberância? Gastos! Minimalista? Imediata comparação com outras cidades que fazem muito mais. Que se consiga um meio termo ( o que isso signifique) e com a árvore junto clube ténis. Óbvio! Fazer desse local um ícone figueirense. Ideias…

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------