quinta-feira, 18 de abril de 2024

Obras no antigo terminal rodoviário para receber o Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz já começaram e o Abrigo da Montanha vai acolher Centro de Investigação

Prevê-se que os prazos inicialmente previstos para licenciaturas e mestrados em 2026 sejam antecipados já para o próximo ano letivo

Tiveram início na passada semana as obras de requalificação do antigo terminal rodoviário que vai receber – ou ver expandido, já que continua concentrar a sua atividade na Quinta das Olaias – o Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz.

Segundo o Diário As Beiras, se as licenciaturas e os mestrados que a UC submeteu em novembro de 2023 à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior forem aprovados, estes cursos começarão a ser lecionados já no próximo ano letivo. A agência deverá pronunciar-se sobre as candidaturas até junho.

O regresso do ensino superior à Figueira da Foz é um desiderato que atravessou vários mandatos autárquicos. O presidente da autarquia, Santana Lopes, e o reitor da UC, Amílcar Falcão, deram o primeiro passo com resultados práticos em finais de 2022, com a formalização da cedência da Quinta das Olaias.

Se o calendário de Amílcar Falcão se concretizar, no espaço de 10 anos, a Figueira da Foz terá várias centenas de estudantes da UC na cidade.

>>>>>>>

Por sua vez, o contrato da empreitada da adaptação do antigo restaurante e casa de chá Abrigo da Montanha para um centro de estudos sobre movimento de areias, erosão costeira e outras matérias relacionadas com o mar, e também com as alterações climáticas, foi assinado esta quarta-feira.

O futuro centro de investigação é promovido pelo Município da Figueira da Foz. E terá também a responsabilidade de o dinamizar, com a colaboração da Universidade de Coimbra. “Isto não é um capricho”, frisou Santana Lopes.

A afirmação do autarca foi contextualizada nas reações negativas que costumam surgir quando se anunciam empreendimentos disruptivos. Santana Lopes deu o exemplo do futuro aeródromo municipal, projetado para o Pincho. “Na Figueira há esta tendência de dizer mal logo à partida”, sustentou.

As obras no Abrigo da Montanha começam nos próximos dias e deverão ficar concluídas até ao final do ano...

(Extratos de notícias que podem ser lidas na integra nas edições do Diário
as Beiras, respetivamente dos dias 16 e 18 deste mês
de abril – Fotos nossas)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------