quarta-feira, 19 de junho de 2024

Sabe porque é que todos os dias (ou quase) acontecem acidentes na ponte Edgar Cardoso!?

A nossa leitora Eliana Pereira escreveu no seu portal do Facebook – ou devemos escrever delatou!? - uma situação que, infelizmente, se passa quase que diariamente na ponte da Figueira da Foz:

“Hoje, pelas 14h45, fiz a rotunda que dá acesso à ponte Edgar Cardoso e segui para a mesma… da faixa do lado direito surgiu um carro pesado, vindo dos lados de Leiria, que se colocou a par comigo até a via do lado direito ficar suprimida pelas obras sendo que, do nada, resolveu vir para a faixa da esquerda apertando-me contra os rails de divisão o que me fez travar de repente para evitar bater e, consequentemente, a fila de carros, que vinha atrás de mim, travarem bruscamente também!

Depois dizem que todos os dias há acidentes na ponte e tal…. A culpa não é da ponte é de algumas bestas que ganharam a carta na farinha amparo!

Andam num carro grande…. gostava de o ver a conduzir assim sentado num carro!”

E em baixo desta publicação, alguém comentou:

“...não todos, mas quem conduz camiões, pensa ou julga que quem conduz ligeiros tem de ceder passagem pois eles são maiores e além disso estão a trabalhar! E os outros não devem ter vida, foram para ali passear...”

4 comentários:

Anónimo disse...

Minha cara senhora, se estudou o código da estrada, que passo a citar diz: (A circulação de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e tão próximo quanto possível do passeio ou berma, conservando destes a distância necessária para evitar acidentes. O lado esquerdo da faixa de rodagem só pode ser utilizado para ultrapassar ou mudar de direcção.) se senhora se desloca na via da esquerda está em infração. O grande problema da circulação na ponte é a falta de civismo de todos os que lá circulam. Se o pesado está a assinalar uma mudança de via para uma via que deveria estar livre, errado está quem nela de encontra. Eu falo porque circulo na ponte pelo menos duas vezes por dia nas horas de maior volume de trânsito, e doa únicos acidentes que dei conta foi o pesado que ardeu e um ligeiro que capotou por excesso de velocidade.

Anónimo disse...

Pois,pois o problema maior que hà nas estradas é que todos querem chegar em primeiro,uns porque querem causar boa impressão aos patrões,outros que têm encontro com os colegas no café ou restaurante,por essas e por outras não estão,para passar tempo nas filas de trânsito e depois vale tudo.Já aconteceu comigo ter de encostar na berma por duas vezes porque um chico esperto começou a ultrapassar e acontece que vinha outro em sentido contrário e como era dos grandes, esse dito chico estúpido sem consciência do que ia a fazer começou a encostar e eu tive que parar.Não quero com isto dizer que são todos iguais,mas uma coisa digo: existe muitos condutores nas estradas,que tem mais de creminais do que outra coisa.

Paulo disse...

A questão que se põe é se o sinal indica, direção Gale-Figueira, “supressão de uma fila de transito a 1.300m” porque é que todos os automobilistas se metem todos na fila da esquerda desde mesmo antes da rotunda? Como disse o Anônimo deve-se circular na faixa livre mais à direita possível. Neste caso penso que quando uma faixa está fechada, o princípio do fecho zíper deve ser aplicado. Os motoristas serão obrigados a permitir que os veículos que passem da faixa cortada para a faixa aberta. O objetivo é evitar que os motoristas passem muito cedo para a faixa restante quando as faixas forem removidas, causando a formação de engarrafamentos.

https://www.tuningblog.eu/fr/cat%C3%A9gories/les-lois-sur-l%27interdiction/processus-de-fermeture-%C3%A0-glissi%C3%A8re-362717/attachement/r%C3%A8glement-d%27expiration-du-processus-de-fermeture-%C3%A0-glissi%C3%A8re/

Anónimo disse...

Camionistas, são as pessoas mais cívicas que eu conheço, quando estão a dormir.

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