Foi encontrada uma caveira entre os achados arqueológicos nas obras do Pátio de Santo António que aparentam ser sepulturas!
As obras no Pátio de Santo António arrancaram na primeira quinzena de junho, tendo um prazo de execução de nove meses, ou seja, fevereiro / março de 2025.
Agora, passados três meses, foram encontrados umas sepulturas, que poderão ter algum interesse arqueológico. O autor das fotos, José António Silva Teixeira, informou-nos que conseguiu apurar no local que “já tinha sido encontrada uma caveira”, e que “alguns arqueólogos já teriam visitado o sítio”.
Informações que serão lógicas, mas as quais não conseguimos confirmar até ao momento.
Na publicação que o autor fez no seu mural do Facebook, é possível lerem-se alguns comentários referentes ao que a história tem feito saber, que à volta das igrejas, conventos, e mosteiros, era antigamente prática comum enterrarem-se os mortos. Nalguns casos, mesmo dentro das igrejas, com o fim de “aproximar os católicos falecidos dos santos”, o que aconteceu até ao século XIX.
Só quando começaram a surgir as primeiras noções de higiene e os primeiros cemitérios nas cidades que os enterros deixaram de ser feitos em templos.
Outros comentários mostram preocupação com as demoras que o achado pode eventualmente provocar no andamento dos trabalhos. Obras estas que há cerca de um mês estavam consideradas como “adiantadas”, prevendo-se mesmo que pudessem ser finalizadas antes do tempo.
Um comentário explica que “esse convento (de Santo António) terá sido saqueado pelas tropas filipinas (espanhóis) onde os monges que não conseguiram fugir foram mortos...”
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário