quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Ossadas humanas encontradas no pátio de Santo António não fizeram parar as obras pois são de reduzida relevância!

Foram encontradas ossadas humanas nas obras de requalificação do pátio de Santo António, como já aqui revelámos no início deste mês.

E hoje o Diário As Beiras apurou que “devido à reduzida relevância antropológica e arqueológica, o calendário das obras não foi afetado... a parte escavada corresponde a uma série de sepulturas sem particular interesse arqueológico, são enterramentos simples”, ressalvou ao jornal o arqueólogo Pedro Roquinho.

As ossadas foram encaminhadas para análises laboratoriais. Entretanto, na Figueira da Foz, especula-se sobre a origem do achado arqueológico, incluindo que serão de soldados das Guerras Peninsulares, no século XIX.

Pedro Roquinho, porém, afiançou que as ossadas não pertencem a uma vala comum. “Não estão, de todo, associadas ao enterramento em massa que se aponta para aqui durante as Guerras Peninsulares”, afiançou.

Outras das especulações sustenta que umas das ossadas pertence a um escravo africano. No entanto, a equipa técnica que fez as escavações limita-se a admitir que uma das ossadas pertencerá a “um indivíduo não europeu”...

(Extrato de notícia que pode ler completa na edição impressa e digital do Diário As Beiras de hoje)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------