quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Menos lampreias de Montemor à Figueira > Passaram de 12 mil em 2017 para menos de 5 mil este ano o que é catastrófico tendo algumas sido vendidas a 150€ cada! > Limitações em 2025!

O Mondego teve em 2024 o ano com menor efetivo de lampreias adultas no rio desde que há registos, revelou hoje um investigador da área, referindo que serão aplicadas medidas de limitação à pesca em 2025.

"Foi o ano com menos efetivo de adultos reprodutores no Mondego", disse à agência Lusa Pedro Raposo Almeida, diretor do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e especialista em peixes anádromos (espécies que, como a lampreia, se reproduzem em água doce, mas que se desenvolvem até à forma adulta no mar).

(…/...)

Segundo o especialista, ficou estabelecido que até 2030 será abolido o botirão no estuário do Mondego, uma arte de pesca que consiste numa rede estacada (fixa) de grandes dimensões dirigida à lampreia.

"O que vamos fazer é tirar todos os anos dez dias ao período de pesca com recurso a esta arte, até não se utilizar mais em 2030", vincou.

De acordo com o investigador, com esta arte, os animais são "encaminhados para um saco de onde entram e já não saem", sendo possível "estar sempre a pescar com um esforço mínimo".

"É preciso dar uma maior chance à lampreia de conseguir subir o Mondego..."

=Artigo que pode ler completo em RTP Notícias / Ilustração nossa=

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------