Mural de José Ledesma Criado na praceta com o seu nome está a ser restaurada pelo seu filho e autor da obra em 2012!
Em agosto de 2012 a Câmara Municipal da Figueira da Foz promoveu uma homenagem ao poeta salmantino José Ledesma Criado, na praceta com o seu nome a sul da Esplanada Silva Guimarães.
O evento incluiu a apresentação de um mural criado pelo filho do poeta, o artista plástico Fernando Ledesma, igualmente um amigo e visitante frequente da Figueira da Foz, que na altura referiu: “... criador que também sou, utilizei elementos que recriam o imaginário e as paixões de meu Pai.”Recorde-se que José Ledesma Criado (1926-2005) nascido em Salamanca, estabeleceu a partir de 1962 uma relação profunda com a Figueira da Foz, onde permaneceu por largos períodos. Este verdadeiro “embaixador cultural da comunidade espanhola”, também professor universitário e advogado, publicou em vida cerca de duas dezenas de livros de poesia e deixou inúmeras crónicas espalhadas pela imprensa, incluindo a figueirense.
Agora, passados mais de 10 anos sobre a execução desta peça em cerâmica, era por demais evidente a sua degradação com elevado destacamento dos elementos cerâmicos e metálicos e a degradação da própria superfície parietal em que está afixada. O tempo, as intempéries e o estacionamento de viaturas na proximidade da obra tem contribuído para o mau estado da obra artística.
E de novo o seu filho, Fernando Ledesma, iniciou um renovado trabalho, desta feita o restauro da referida obra sobre o seu pai. Restauro que começou no passado dia 31 de março, e que foi interrompido esta semana devido à aproximação da semana da Páscoa e da realização no local do II Mercado do Duque. Os trabalhos recomeçarão logo depois, com o prazo de execução até 14 de abril.
…...................................
Sobre a obra:
O mural, de 3 metros de altura e 10 metros de comprimento, é constituída por uma série de fragmentos cerâmicos de azulejaria portuguesa e cerâmica pintada à mão, finamente cortados, e alguns azulejos brancos e azuis e ainda diversos elementos em aço corten, e a figura retrata o perfil do poeta e é encimada por uma pomba, constituída por diversos fragmentos cerâmicos azuis e brancos. Para o trabalho que o artista se encontra agora a realizar foram efetuados vários estudos de luz e de cor e sua interação sobre as peças em relevo, bem como diversos esboços de novos elementos marinhos a integrar a composição para a sua harmonização.
…....................................
Notas importantes:
Esta obra conta com a generosa colaboração da Cliper que ofereceu toda a cerâmica branca brilhante do revestimento do muro, com o apoio de J. Cardoso & Filhos, e a colaboração do restaurante Jet Set no apoio às refeições durante o tempo de estadia do artista.(Fotos: O artista plástico Fernando Ledesma filho do homenageado José Ledesma Criado com a dra. Margarida Perrolas, diretora do Departamento de Cultura e Turismo da CMFF / Fernando Ledesma a trabalhar no mural / O Mural original colocado em 2012)
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
2 comentários:
Agora, só falta limparem a praça de automóveis e devolverem o espaço às pessoas.
Muito bem. Cuidar do património. E para quando recuperar o desenho que está na CAE e foi feito durante o festival Fusing? Era, era um grafite fantástico. Está muito estragado.
Enviar um comentário