sábado, 19 de abril de 2025

Nova associação cultural "O 19 de Junho" pretende revitalizar identidade da Figueira da Foz!

A atriz Ana Madureira, vice-presidente da Associação Cultural “O 19 de Junho”, falou com o Campeão das Províncias sobre esta que pretende ser, explica, “uma plataforma para todos os artistas e para todas as associações, criando uma identidade cultural que, inexplicavelmente, a Figueira da Foz não tem”.

Campeão das Províncias [CP]: De onde surge este nome, «O 19 de Junho»?

Ana Madureira [AM]: É um nome que vem da pré-história desta associação, que está no movimento Expedição Zero, de que fizeram parte, entre outros, o Mário Bertô, o José Luís Iglésias, o Fernando Campos e muitos outros, que depois também estiveram, alguns ligados ao jornal Linha do Oeste, e ’19 de junho’ era uma espécie de piada privada entre eles, uma data que eles atiravam quando queriam dizer que era quando as coisas iam acontecer. Nós os mais novos, desta associação, durante muito tempo também não percebemos a mística desta data, mas na apresentação da associação Fernando Campos leu um texto, lindíssimo, em que explica, também que esta é uma data inconvencional, que foge à regra dos números redondos, que incomoda, que está ali entre a Primavera e o Verão, indefinida, por moldar.

[CP]: Vocês apresentam-se como uma Associação de Ideias. Que ideias são essas?

[AM]: A tal Expedição Zero fez muita coisa no seu tempo, uma série de eventos, teatro, dança, música, conversas, debates, e tinham como símbolo a passarola, que nós aceitámos retomar agora nesta nova associação e que vai ser também o nome do nosso jornal on-line, que muito em breve estará disponível. Desse tempo ainda está visível, por exemplo, a escultura que o João Sotero fez e que está à frente da Biblioteca Municipal. Agora somos os mesmos e mais, somos 20 e tal e mais uns quantos, muitos jovens, que se quiseram juntar e ainda bem, porque são o garante de futuro deste projeto, e queremos fazer ainda mais: exposições, espectáculos, conferências, tudo o que a imaginação ditar e que conseguirmos concretizar...

(…/...)

No seu primeiro ano de actividade, Odezanovedejunho – Associação de Ideias apresentará um calendário recheado de tertúlias, palestras, oficinas de arte, exposições e espectáculos, com a participação de artistas de diversas áreas, como actores, cantautores, declamadores, escritores, escultores, fotógrafos, músicos, pintores, poetas… Entre os artistas confirmados estão Ana Madureira, António Durães, Anselmo Mariano, Carolina Campos, Carolina Rosa, David Fadul, Fátima Santos, Fernando Campos, João Gentil, João Sotero, Jorge Iglésias, José Luiz Iglésias, Leonel Lorador, Lourenço Ataíde, Paulo Madureira, Pedro Abreu, Ricardo Loio, Vítor Filipe, entre muitos outros.

A expectativa é elevada e o entusiasmo palpável. Odezanovedejunho – Associação de Ideias já é, desde a sua génese, mais do que uma associação: é um manifesto cultural em construção...

=Texto de Andreia Gouveia que pode ler completo em “Campeão das Províncias”=

2 comentários:

Anónimo disse...

Só desejo que tenham sucesso. Figueira bem precisa de uma “pedrada no charco”. Nem as associações gastronómicas vingam ou se entendem. O CAE vai sobrevivendo e o resto é voluntarismo. Desejo boas ideias, boas parcerias e que consigam manter um programa anual.

Anónimo disse...

👏👏👏

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------