Atenção à agitação marítima forte nos próximos dois dias o que pode levar algumas praias a ficar sem areal disponível!
Um campo de vento muito forte, devido à influência do ciclone pós-tropical ERIN, irá gerar ondulação no Atlântico Norte que se irá propagar e chegar a Portugal continental a partir de amanhã.Segundo o IPMA, a previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal Continental a partir desta 3ª feira 26 de agosto e até ao meio-dia de 4ª feira 27 de agosto.
Preveem-se neste período ondas que poderão atingir uma altura até 7 metros. Salienta-se os valores muito elevados do período de pico, esperados entre 15 a 20 segundos, se traduzirá em ondas muito energéticas e com volume de água elevado, aumentando significativamente o risco de fortes correntes de retorno junto à costa. O que, no período de maré cheia durante a tarde conjugado com uma amplitude de maré previsivelmente elevada, várias praias poderão ficar sem areal disponível (foto inicial - Praia da Tamargueira em 2024 quase sem areia).
Face a este cenário, foram emitidos avisos AMARELO de agitação marítima para a costa ocidental.
Devido a esta previsão, a Autoridade Marítima Nacional alerta os banhistas para redobrar os cuidados numa ida à praia – LER AQUI.
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário