terça-feira, 5 de agosto de 2025

Mercado da Figueira enferma de uma mão cheia de anomalias e a constantes protestos de comerciantes e utentes: Estacionamento / Multibanco / Inundações / Carretas / Frigorífico

O Mercado Municipal da Figueira da Foz parece não estar a merecer a atenção devida por parte de quem de direito. São pelo 5 as principais razões de queixa:

Estacionamento
Digamos que este é um eterno problema, que se vai agravando por cada ano que passa, e que se nota mais nas alturas de maior afluência, como na Páscoa, no Verão, no Natal, entre outras. Os comerciantes lembram que nos últimos anos têm surgido várias hipóteses de aumentar o estacionamento automóvel mas que, por serem de difícil execução, não têm avançado;

Multibanco

Claro que esta será a anomalia mais falada, discutida, e por todos conhecida, que é o facto desta única caixa multibanco do Mercado Municipal Eng. Silva estar, quase sempre, sem dinheiro. E sem dinheiro, as pessoas não compram! Alguns comerciantes dizem mesmo que depois os veem ir embora sem os produtos... que os vão comprar a outro lado, claro, e sugerem: “Para além de carregamentos mais regulares, porque não instalam novo terminal multibanco junto à outra entrada do mercado!?”E a isto acresce o facto dos botões laterais – 4 de cada lado do ecrã – não funcionarem. Muitas vezes vêm-se as pessoas a pressionar nestes botões, a seguir as indicações dadas pelo próprio equipamento, mas “é a mesma coisa que nada...” Estão avariados! Há largos meses!

Inundações

Há dois ou três locais onde, perto das bancas, também chove quando chove lá fora! Mas num deles cai água “mesmo a sério” quando a pluviosidade é mais densa. Uma situação (na foto) que se arrasta há vários anos, e ainda não teve solução! Mas custa assim tanto!?

 Carretas (brruuumm...)

O barulho provocado pelas carretas de transporte das mercadorias, de e para as bancas, é ensurdecedor! Ruidoso, estridente e insuportável!Falamos das carretas próprias municipais dotadas de rodas de metal, já que alguns comerciantes têm carretas próprias mas estas com rodados de borracha que não emanam barulho! Mas aqui há que ressalvar o que nos evidenciou um comerciante de peixe: que o intenso e irritante barulho é muito mais devido à qualidade da montagem das carretas! 

Diz que na altura, para se gastar menos, o município “colou” umas chapas a servirem de base, ao invés de soldarem barras metálicas (os dois exemplos na foto) o que ficaria mais caro... e dava mais trabalho!

E as carretas a rodarem com as rodas de metal em piso de pedra ou lajes e com as chapas a “trepidarem” porque entretanto dessoldaram-se e agora batem em “ferro-com-ferro”... imagine-se!

Frigorífico

Para completar a “mão-cheia”, eis uma câmara-frigorífica que não dá frio porque está avariada... há mais de um ano! Como diria o diácono Herman José: “Não havia "nexexidade"!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------