Figueira (ainda mais) A Primeira - e absoluta: Para a Câmara (58,85%) Assembleia Municipal (52,48%) Freguesias (46,94)
Os números sintetizados das Eleições Autárquicas 2025 na Figueira da Foz
Para a Câmara Municipal, de um total de 9 vereadores, a Coligação “Figueira A Primeira / PSD e CDS” elegeu 6 vereadores, o Partido Socialista 2 vereadores, e o Chega 1 vereador (gráfico 3).
Para a Assembleia Municipal – composta por 27 deputados municipais eleitos diretamente pelos cidadãos mais os 17 presidentes de junta - o recandidato José Duarte Pereira concorreu a estas eleições pela “Figueira A Primeira”, depois de ter sido ignorado pelo PS na fase de constituição dos elencos, tendo pela Coligação obtido uma confortável maioria de 52,48% (gráfico 2).Para as Juntas de Freguesia, uma breve explanação seguindo a sequência de 18/14/17: Antes da agregação de freguesias em 2013 o Concelho da Figueira da Foz tinha 18 freguesias. Depois dessa separação passou a ter 14. E agora após esta reposição de freguesias (de Buarcos e São Julião, Brenha com Alhadas e de Santana com Ferreira-a-Nova) passou para 17, pois Borda do Campo decidiu manter-se integrada com o Paião. E nestas Autárquicas também a FAP se sagrou vencedora com 46,94% dos votos. Por freguesias a FAP ficou com 10: Lavos, Moinhos da Gândara, São Pedro, Tavarede, Alhadas, Paião, São Julião, Ferreira-a-Nova, Brenha e Buarcos; O PS com 5: Bom Sucesso, Marinha das Ondas, Quiaios, Vila Verde e Santana; O Chega com 1: Maiorca; e movimento independente JPA 1: Alqueidão (gráfico 1).
Os gráficos constam do Diário As Beiras de hoje onde pode ler e consultar tudo sobre as Eleições Autárquicas no País, com a óbvia maior incidência no Distrito de Coimbra.
E para saber as votações discriminadas por cada uma das 3259 freguesias em Portugal aceder ao site do Ministério da Administração Interna.
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
3 comentários:
José Duarte Pereira o exemplo da “boa gestão política” feita pelo PS. Boa malha! Gostei.
Este resultado dá grande responsabilidade ao executivo. Realizar promessas ( expl cabo Mondego, museu do arroz, prolongamento Abadias,….) e continuar a colocar a figueira no mapa ( expl a prova internacional de ciclismo, o rally,…). MAS há problemas eternos: falta de limpeza da cidade ( recolha do lixo), transportes urbanos, turismo de inverno, bares de praia modernos e acolhedores (na figueira, pois basta ir à Murtinheira, Buarcos ou Mira para ver a diferença), frente rio sem aproveitamento (há um café e a feira das antiguidades). E a terminar, acabarem as trapalhadas feitas por vereadores e o presidente e ter que tapar as asneiras.
...e o estacionamento.
Se é falta de relação institucional com a PSP, retome-se.
Se é falta de interesse da PSP, queixe-se à tutela.
Assim, parecemos Nápoles.
Enviar um comentário