quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Nos lares da Misericórdia Obra da Figueira crianças oferecem a alegria e o entusiasmo da infância aos idosos >> e em troca estes ensinam-lhes a sabedoria e a sua presença acolhedora!

Cada vez mais as animadoras Sara Romão e Daniela Grilo, da Misericórdia Obra da Figueira, que têm em funções diversas valências, procuram a interação entre diferentes gerações, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais coesa e empática porque, atividades intergeracionais fomentam um ambiente de apoio mútuo, onde cada grupo contribui para o bem-estar do outro.

As crianças podem oferecer aos idosos a alegria e o entusiasmo da infância, enquanto os idosos, por sua vez, oferecem sabedoria e presença acolhedora.

Num ambiente onde crianças e idosos convivem, a troca de experiências e carinhos permite a criação de laços que transcendem as barreiras etárias. Para os idosos institucionalizados, a presença de crianças pode trazer um renovado sentido de propósito e satisfação, proporcionando-lhes momentos de alegria e interação. Além disso, a convivência com os mais jovens pode melhorar o seu estado emocional, reduzindo sentimentos de solidão e tristeza.

Neste tempo outonal em que as atividades ao ar livre não são tão recomendáveis, as animadoras procuram alternativas no Lar de Santo António e no Lar Silva Soares, a expressão de ordem é também o convívio intergeracional. As crianças da sala dos 4 anos do Jardim de Infância da Misericórdia, acompanhados pela educadora Maria João Bagão e auxiliar Carolina Alves, juntamente com as animadoras, orientaram idosos e crianças a colar juntos autocolantes redondos num cacho de uvas, o qual já tinha sido previamente pintado a aguarela pelos idosos.

Estes encontros entre duas gerações ocorrem numa base quinzenal e os temas trabalhados dependem da altura do ano. As atividades desenvolvidas vão desde a ginástica às manualidades, passando pela visualização conjunta de filmes ou espetáculos.

As atividades de expressão plástica relacionadas com a época do ano - Outono, continuam (mas também outras como foi agora o S. Martinho, onde os magustos são muito apreciados pelos mais idosos), desta vez com a participação de um grupo de crianças do Jardim de Infância da
Misericórdia da Sala dos 5 anos acompanhados pela educadora Helena Boia. Juntos, idosos ecrianças fizeram e decoraram árvores do Outono, cada uma decorada ao gosto de cada criança e idoso, sempre com a colaboração da educadora e a animadora.

As atividade correm muito bem, vão prosseguir com o restante grupo dos 5 anos, para fazer em conjunto algumas atividades de decorações para o Natal.

Nesta panóplia de funções e atividades intergerecionais culturais que visam combater o isolamento social, promover a integração e o respeito entre as gerações, e a estimular tanto a saúde física quanto a cognitiva de todos os envolvidos, inclui, entre outras: artesanato: Música e dança (Cantar em conjunto); Leitura e escrita (Contar e ouvir histórias, ler em voz alta para os idosos ou criar os seus próprios contos juntos), mas também pode passar por visitar museus, teatro ,jogos de tabuleiro, atividades ao ar livre: passear num parque, cuidar de um jardim, ou fazer piqueniques em família, entre tantas outras coisas.

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------