sábado, 24 de janeiro de 2026

Portugal vai enterrar a poluição debaixo do fundo do mar e já há planos para um "projeto-piloto" ao largo da Figueira da Foz em 2030 semelhante a outros países da União Europeia!

A ideia é capturar a poluição nas cimenteiras, transportar por gasoduto e injetar no fundo do mar. Já há planos para um projeto-piloto ao largo da Figueira da Foz em 2030.

Parece algo que saiu da cabeça de Júlio Verne ao melhor estilo das ’20 mil léguas submarinas’, mas há um plano para enterrar poluição no fundo do mar.

Sim, é isso mesmo. A indústria cimenteira prevê investir mais de 2,2 mil milhões de euros nos próximos 20 anos em Portugal com o objetivo de armazenar carbono no oceano Atlântico ao largo da costa portuguesa.

A ideia é construir uma rede de gasodutos com 680 km para ligar as seis fábricas de cimento do país (Souselas, Alhandra e Loulé, da Cimpor; Maceira, Pataias e Outão, da Secil) para capturar a poluição e transportá-la para o local onde será injetada no fundo do mar.

O investimento para a rede de transporte e armazenamento atinge os 2,2 mil milhões de euros, um investimento privado, ficando a cargo do operador escolhido.

(…/...)

E onde armazenar esta poluição toda? No fundo do mar, ao largo da costa portuguesa.

O estudo aponta para a Bacia Lusitânica como uma “potencial solução de armazenamento offshore”, que cobre 20 mil km2 ao longo de 200 km na costa portuguesa.

O plano é arrancar com um projeto-piloto 22 km ao largo da Figueira da Foz em 2030, num investimento previsto de 95 milhões de euros...

(Ilustração nossa gerada por IA - Para continuar a ler clique no site: O Jornal Económico)

1 comentário:

Anónimo disse...

O 1 de Abril já está próximo ! Por favor….

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------