Ventania desta tarde da depressão Marta formou “sting jet” ao passar na Figueira da Foz: arrasta contentores que danificaram carros e derrubou chapas da obra da grua que ruiu! E + por aí...
A depressão ou ciclone Marta, que se fez sentir fortemente esta tarde no concelho da Figueira da Foz sensivelmente entre as 16h30 e as 20 horas, terá formado um fenómeno meteorológico denominado um Sting Jet, uma corrente descendente de ventos extremamente fortes e localizados, que se forma no bordo de certas depressões extratropicais intensas, frequentemente associada à ciclogénese explosiva. Ao descer da média troposfera para a superfície, cria ventos destruidores, por vezes superiores a 180 km/h180 km/h durando poucas horas e cobrindo uma área estreita (inferior a 100 km100 km.Devido a estes fatores o Município da Figueira da Foz lançou um “aviso à população” alertando para condições meteorológicas adversas e para fortes rajadas de ventos (previstas entre as 17h00 e as 21h00).
Entretanto a Meteo Trás os Montes informou que se terá registado uma rajada de vento de 124 km/h na Costa de Lavos pelas 16h30, ainda que outras fontes referem que ultrapassaram oe 130 km/h noutros locais.
A foto inicial mostra a reportagem do canal televisivo NOW.
A foto lateral foi-nos enviada por Isabel Brites, dando conta do derrube de algumas chapas da proteção da obra da grua que ruiu na rua Académico Zagalo!
E da rua Cândido dos Reis o nosso leitor José Augusto enviou duas fotos, mostrando os contentores levados pelo vento uma vez mais, acrescentando que “já me acidentaram o carro 2 vezes!”
E sugere uma solução: Bastava encostá-los à parede da rua João de Lemos onde antes estiveram! Ou então “prendam-nos” bem neste local, andarem constantemente a serem arrastados pelo vento e a danificar viaturas “é que não dá”!
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário