quarta-feira, 27 de março de 2024

Ventania derrubou estrutura das obras da Ponte Edgar Cardoso para a estrada!

Quem seguia na Ponte Edgar Cardoso da Figueira da Foz, a meio da tarde de hoje, apanhou algum constrangimento no trânsito, que chegou a pensar-se vir a ser demorado.

Tratou-se uma estrutura de algum porte que foi arrastada para a estrada. Segundo relato de quem lá passou, foi um WC portátil, que ocupou a via alguns minutos.Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários Armindo Bretão, foi a própria Infraestruturas de Portugal que retirou quase logo de seguida o obstáculo da via, sem ter causado danos materiais ou pessoais.

(Foto publicada por Henrique Santos em Vigilantes da Estrada)

E hoje o tempo em Buarcos esteve assim!

E segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) a culpa é do Nelson, a depressão que veio passar a semana toda até ao Domingo de Páscoa. (Foto de Vladmiro Edgar)

Ordem dos Engenheiros visitou as obras da Ponte Edgar Cardoso

A Ordem dos Engenheiros da Região Centro realizou, há já alguns dias, uma visita às obras em curso na Ponte Edgar Cardoso.

Estas visitas são oportunidades únicas que permitem aos participantes envolvidos conhecer a complexidade dos trabalhos projetados e em desenvolvimento, realizados pelas equipas da Infaestruturas de Portugal.

terça-feira, 26 de março de 2024

Santana Lopes referido para Ministro dos Negócios Estrangeiros mas deixou claro só estar focado na Figueira da Foz

Com o título “Foco na Figueira da Foz”, o Diário As Beiras escreve hoje:

“Os dias que antecedem a apresentação de um novo Governo são um “Totobola” com aposta tripla. 

Santana Lopes, para ministro dos Negócios Estrangeiros, era um dos nomes referidos pelos “apostadores”. Mas, numa entrevista à RTP, o autarca figueirense deixou claro que não irá integrar o Executivo de Luís Montenegro, afirmando que está focado no mandato autárquico e numa “possível” recandidatura, em 2025, ao cargo que desempenha.

(Fonte: Diário As Beiras - Ilustração nossa)

Mau tempo de março “pensa” que já está em “abril águas mil” e faz adiar eventos –Depois do Figueira Kids Fest no jardim agora foi a vez do Mercado do Duque na Praça do Forte!

Previsto para terem começado no passado sábado dia 23 e até dia 31 de março Domingo de Pàscoa, os sempre aguardados espetáculos infantis do Figueira Kids Fest no Jardim Municipal já tinham sido cancelados devido a “não se encontram reunidas condições para a sua realização”. A Câmara Municipal da Figueira da Foz não revelou se este evento infantil terá nova data.

Por sua vez ficou hoje a saber-se que, pelas mesmas razões, também foi cancelado o “I Mercado do Duque – na rota das Invasões Francesas” que se ia realizar na Praça Dr. João Ataíde (do Forte) a qual iria substituir a Feira Medieval Infante D. Pedro, que se realizava junto ao Forte de Santa Catarina. No entanto este evento foi adiado e tem nova data, de quinta-feira dia 25 a domingo dia 28 de abril.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Colisão esta tarde na ponte da Figueira da Foz entre um pesado e dois ligeiros provocou ferimentos a mulher de 48 anos!

Uma mulher de 48 anos ficou ferida a meio da tarde desta segunda-feira na sequência de um choque entre um pesado e 2 veículos ligeiros na Ponte Edgar Cardoso da Figueira da Foz.

Segundo o Notícias de Coimbra, citando declarações do comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, Armindo Bertão, o acidente ocorreu antes das 17h00 no sentido Norte/Sul.

De acordo com informações no local, o pesado terá batido na traseira de um dos ligeiros que, de seguida, acabou por chocar no veículo que seguia à sua frente.

A condutora do veículo que ficou no meio, como é possível ver na imagem, sofreu ferimentos ligeiros, tendo sido transportada para o Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Pelo facto de ter sido numa zona que está condicionada devido à realização de obras naquela infraestrutura, o trânsito esteve parado durante algum tempo até à retirada das viaturas.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz e a PSP da Figueira da Foz, que tomou conta da ocorrência.

(Fonte: Notícias de Coimbra)

A PSP registou 33 acidentes nesta última semana no distrito de Coimbra e autuou 229 automobilistas!

A atividade operacional da PSP de Coimbra na semana de 18 a 24 de março registou 12 feridos ligeiros, o balanço de 33 acidentes de viação.
Neste período, no âmbito da prevenção de sinistralidade, foram fiscalizadas 613 viaturas e controladas por radar 877 viaturas. 131 condutores foram sujeitos a teste de alcoolemia.

Em resultado das ações de fiscalização, foram autuados 229 automobilistas que não respeitaram as regras de trânsito, 77 dos quais circulavam em excesso de velocidade.

Relativamente à prevenção e combate à criminalidade, na última semana foram detidas 11 pessoas, pela prática de crimes rodoviários, nomeadamente condução sem carta, condução sob influência de álcool e desobediência; tráfico de estupefacientes; resistência e coação.

Neste período, a PSP de Coimbra apreendeu 139 doses de estupefacientes (haxixe e cocaína).

Filha do presidente da Académica é concorrente do Big Brother!

Catarina Ribeiro, concorrente do Big Brother 2024, é filha de Miguel Ribeiro, presidente da Associação Académica de Coimbra.

A jovem de 23 anos admite que é “ambiciosa e o objetivo é ganhar o Big Brother e lança o desafio aos espetadores: “Esperem para ver!”

A filha do líder academista é licenciada em 'Solicitadoria e Administração' pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e considera-se extremamente “persistente e combativa”.

O sonho de Catarina Ribeiro é ser agente de execução e penhorar bens...

(Extrato compilado de Notícias de Coimbra onde pode ler a publicação completa)

domingo, 24 de março de 2024

Vandalismo de madrugada: Despejaram cimento das obras em cima de carros junto ao Grande Hotel da Figueira!

Vejam bem do que se lembram alguns noctívagos que vagueiam por aí!
Ao passarem pelo edifício do Grande Hotel da Figueira, agora em obras pela gestão do grupo hoteleiro Vila Galé, um ou provavelmente mais que um indivíduos, resolveram pegar em mais de um dos sacos de cimento das obras, escortaçá-los, e despejar grande parte dele por cima dos carros!Agora “olha” o que acontecia se estivesse a chover! “Havia de ser lindo, havia” com os carros acimentados!

Este puro ato de vandalismo, que poderia ter gerado altos prejuízos, terá muito provavelmente acontecido na madrugada deste domingo.

Segundo nos esmiuçou João Quaresma, que mora na zona e que tirou as fotos, só deu pela “habilidade” de manhã quando chegou ao seu carro!

O qual foi logo lavar! Também diz que ainda retirou algum pó de cimento de um dos carros ao lado, dos quais não conhecia os donos para os avisar!

Calçadão da marina agora com iluminação led é um espetáculo

Foi ligado ao início da noite desta quinta-feira, pelo presidente da autarquia Pedro Santana Lopes, 40 conjuntos de equipamentos de iluminação colocados no percurso do 'calçadão' - que acompanha a marina da Figueira da Foz - com cerca de 600m, entre o jardim da Praça da Europa e a sede do Clube Náutico.

Esta obra teve em consideração as novas dinâmicas referentes à mobilidade de pessoas na zona envolvente ao cais de embarque junto à Marina. Os equipamentos instalados são constituídos por colunas e Unidades Modulares de Iluminação Comunicações e Sensorização (UMICS), por luminárias de tecnologia LED e módulos de comunicações (MCOM), desenvolvidas no âmbito do “Projeto SMART IP”.

(Extrato de publicação e fotos aéreas de Município da Figueira da Foz, foto central nossa)

sábado, 23 de março de 2024

A maior roda gigante de Portugal veio do Dubai e vai ficar no Parque das Gaivotas dois anos seguidos!

Tem cerca de 40 metros de altura e já se vê quase totalmente montada no apelidado Parque das Gaivotas na Figueira da Foz.

Segundo nos contou o promotor Luís Paulo, esta é a maior Roda Gigante em Portugal, com cerca de 40 metros de altura. Vai ficar mais alta do que o Forte de Santa Catarina e que a Torre do Relógio!
Vai girar com 18 cabinas bem aprimoradas e com todas as comodidades. Vão ser fechadas e proporcionam vistas mais panorâmicas e a 360º, e dispondo de ligações através de bluetooth para permitir que, se o desejar, ir ouvindo a música preferida. As voltas serão mais lentas para se permitir mais tempo. Assentos acolchoados, e um espaço onde, se se quiser, se podem levar e comer refeições. Nas cabines pode-se ir de pé, e estas têm ar condicionado, ou não tivessem vindo do Dubai, onde no local desta já montaram uma outra com 80 metros de altura, ou seja, o dobro desta que é a maior de Portugal.
Com um uso de menos de três anos, o equipamento está, em termos de segurança, perfeitamente garantido pelas rígidas normas decretadas pela Comunidade Europeia. E toda a estrutura e respetivas cabines preparadas para laborar com tempo mais agreste, como nevoeiro, chuva e vento, ainda que neste último caso, e por questão de lógica, não irá funcionar.

Para comparação, a primeira Roda Gigante montada também naquele local em 2020, tinha cerca de 29 metros de altura!

E esta de 2024 - e que ficará até 2025 - será vista com mais 10 metros!

Conhecidas hoje as pastelarias vencedoras do Melhor Folar e do Produto Inovação da Páscoa da Figueira da Foz 2024

Realizou-se hoje a 6ª edição do Concurso de “Eleição do Melhor Folar Tradicional da Figueira da Foz 2024” e a 1ª Edição do Concurso de “Eleição Produto Inovação de Páscoa da Figueira da Foz 2024”.
A Padaria e Pastelaria Dionísio foi a vencedora do “Melhor Folar Tradicional da Figueira da Foz 2024”, e a Pastelaria Rainha foi a vencedora do concurso de “Eleição do Produto Inovação de Páscoa da Figueira da Foz 2024”.

Menções Honrosas nesta 6ª edição do Concurso de “Eleição do Melhor Folar Tradicional da Figueira da Foz 2024”: Pastelaria Rainha com Folar e Pastelaria Quidoce - Doçuras & Travessuras.

Menções honrosas na 1ª Edição do Concurso de “Eleição Produto Inovação de Páscoa da Figueira da Foz 2024”: Pastelaria e Padaria Fozvillage e Padaria e Pastelaria Dionísio.

(Mais informação na página da ACIFF no Facebook)

sexta-feira, 22 de março de 2024

Estação Salva-Vidas da Figueira da Foz prestou na madrugada de hoje auxílio a veleiro das Ilhas Virgens que ficou sem governo

A embarcação salva-vidas da Figueira da Foz, Patrão Moisés Macatrão, foi empenhada numa missão durante a madrugada de hoje, com o objetivo de prestar auxílio a uma embarcação de recreio (veleiro trimaran) de bandeira das Ilhas Virgens, com duas pessoas a bordo, pelo facto de terem ficado sem governo, após interação com orcas, confirma, em comunicado, Capitania do Porto da Figueira da Foz.

Segundo o Diário de Coimbra, o alerta foi dado através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, pelas 1h40, estando o referido trimaran, nessa altura, a cerca de 19 milhas náuticas a sudoeste do porto da Figueira da Foz, tendo-lhe sido dadas instruções, para aguardar a chegada da embarcação salva-vidas de modo a poder avaliar a situação reportada, confirma a mesma fonte.

Pelas 3h30, a embarcação salva-vidas Patrão Moisés Macatrão após confirmar que o sistema para movimentação do leme do trimaran se encontrava partido, o que inviabilizava a capacidade para o seu governo, estabeleceu reboque em direção ao porto da Figueira da Foz, tendo atracado na Marina pelas 9h30, com os tripulantes e as duas embarcações em segurança.

(Fonte: Diário de Coimbra online)

Grande Hotel Vila Galé da Figueira da Foz abre a 15 de abril, faz campanha de descontos, e pode ficar mesmo com a Piscina Mar!

Existem posições positivas nas conversações entre a câmara municipal e o Vila Galé para a possibilidade de ficarem com a responsabilidade da piscina-mar e do respetivo complexo.

Segundo revela hoje o Diário As Beiras, citando declarações de Santana Lopes, a avançar, o grupo hoteleiro português terá o direito de superfície durante 50 anos, podendo ser cancelado pelo município se este justificar utilidade pública.O presidente da câmara acrescentou que aquele grupo hoteleiro, que ficou com a exploração do antigo Grande Hotel (as obras de reabilitação já foram desembargadas pela tutela da Cultura e a unidade hoteleira deverá reabrir em meados de abril), irá construir um novo hotel no complexo da piscina-mar com 61 quartos, spa e restaurante com dois andares.

“A razão pela qual não tomámos outras decisões [sobre o complexo da piscina-mar] é porque estávamos à espera desta decisão”, justificou Santana Lopes. “Esta perspetiva é muitíssimo importante, se se conseguir concretizar. Esperamos chegar a uma conclusão em breve”, rematou...

(Extrato de notícia que pode ler completa na edição impressa de hoje do Diário As Beiras)

…....................................

E segundo escreve também hoje o site da Presstur, a Vila Galé vai inaugurar no mesmo dia de 15 de abril (segunda-feira) um hotel em Isla Canela, Espanha, e o Vila Galé Collection Figueira da Foz, que será a 32ª unidade hoteleira do grupo em Portugal, um hotel que resulta de uma “renovação profunda” do emblemático Grande Hotel da Figueira.

Irá contar com 102 quartos, dois restaurantes, bar, piscina exterior (para além da provável gestão da Piscina Mar) e Satsanga Spa & Wellness.

quinta-feira, 21 de março de 2024

Homem e a mulher suspeitos de vender droga junto a escolas da Figueira da Foz foram ontem detidos pela PSP!

A PSP deteve duas pessoas acusadas de tráfico de droga.
Um homem de 37 anos e uma mulher de 34 foram esta quarta-feira detidos pela PSP local por suspeita de tráfico de estupefacientes junto a duas escolas secundárias da cidade.

Os dois suspeitos foram detidos através de mandados de busca e apreensão, na sequência de buscas domiciliárias efetuadas por polícias da Divisão Policial da Figueira da Foz.

No decorrer da ação policial, foram apreendias aos suspeitos, já com antecedentes criminais, 103 doses de cocaína, dois telemóveis e 20 euros.
Presentes hoje ao Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, foram-lhes aplicadas como medidas de coação a apresentação, três vezes por semana, no órgão de polícia da área da sua residência e a proibição de frequentarem lugares conotados com o tráfico e consumo de estupefacientes.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP – Ilustração inicial nossa)

Dez dias com poeiras, polen, calor a 30, arrefece aos 15 + vento e chuva... que amaina no Domingo de Páscoa!

Pois é! No que respeita ao concelho da Figueira da Foz, os próximos 10 dias, desta sexta-feira até Domingo de Páscoa, vão acontecer todos estes fenómenos meteorológicos.
Poeiras = As poeiras, provenientes dos desertos do norte de África, vão atravessar Portugal este fim de semana, com especial incidência este sábado e domingo, e a Direção-Geral da Saúde aconselha, devido à fraca qualidade do ar neste dias, a permanecer mais dentro dos edifícios e a manter as janelas fechadas;

Alergias = Por sua vez, vai haver uma grande concentração de polens na atmosfera, situação que se fará sentir nos próximos 7 dias ainda que menos sentida nos dias chuvosos, e para a qual se alertam as pessoas sensíveis às alergias;

Calor = Na Figueira da Foz as máximas, este fim de semana, vão rondar os “vinte e muitos”, podendo nos pontos mais do interior e mais baixos atingir os 30º graus centígrados!

Frio / vento / chuva = Calor que vai ser “sol de pouca dura”, pois a partir de segunda-feira dia 25, e até à Páscoa, vem aí chuva – e não é pouca – a temperatura máxima passa dos tais “quase 30” até metade (15 graus) e a ventania vai ser “mais-que-muita”!

Vá que pelo menos a precipitação passa a “chuva fraca” no fim de semana de Páscoa!

quarta-feira, 20 de março de 2024

Condutora de trotineta fica ferida após colisão numa rotunda na Figueira da Foz

Uma mulher de 50 anos sofreu ferimentos esta quarta-feira na sequência de uma colisão entre a trotineta que conduzia e um veículo ligeiro.O acidente teve lugar pouco depois das 11h00 na rotunda 31 de Janeiro, entre o Supermercado Mercadona e o Estádio Municipal José Bento Pessoa.

Na sequência da colisão, a mulher e condutora do veículo elétrico sofreu ferimentos ligeiros, tendo sido transportada para o Hospital Distrital da Figueira da Foz.

No local, estiveram elementos dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz e a PSP, que tomou conta da ocorrência.

(Fonte: Notícias de Coimbra)

Este fim de semana vai ser de adrenalina na praia do Cabedelo com o início da época de surf!

A Liga MEO Surf está pronta para arrancar na temporada de 2024! A Allianz continua a dar o nome a três etapas do Campeonato de 2024 e que vão dar origem aos vencedores do Allianz Triple Crown:

Allianz Figueira Pro, de 22 a 24 de março;Allianz Ericeira Pro, de 24 a 26 de maio;

Allianz Ribeira Grande Pro, de 21 a 23 de junho.

Segundo o site turismo.pt, nesta edição que se aproxima, as novas gerações vão seguramente continuar a surpreender, com muitos jovens surfistas a vencer etapas e campeonatos nacionais, impulsionando a prática do Surf no nosso país. A Allianz tem um enorme orgulho em ver a evolução do Surf Português ao longo dos anos e a ser levado além fronteiras pela nossa Embaixadora Teresa Bonvalot, que já está qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024!

Venham daí essas ondas!

=Mais informação VER AQUI=

terça-feira, 19 de março de 2024

Mulher de 70 ficou ferida esta tarde em despiste de carro na A14 em Maiorca

Uma mulher de 70 anos ficou esta terça-feira, 19 de março, ferida na sequência do despiste do veículo ligeiro que conduzia, seguido de capotamento. O acidente ocorreu na autoestrada A14 em Maiorca (sentido Figueira da Foz-Coimbra).

Armindo Bertão, comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, afirmou ao Notícias de Coimbra que quando os meios chegaram ao local já a condutora e única ocupante do carro se encontrava fora da viatura.Apesar dos ferimentos ligeiros sofridos, a condutora foi avaliada no local para perceber se seria, ou não, transportada para o Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Este acidente ocorreu logo a seguir à entrada para a autoestrada A17 numa zona de reta e obrigou ao condicionamento do trânsito que circulava naquela via.

O alerta foi dado às 14h45 e, no local, estiveram elementos e viaturas dos Bombeiros Voluntários e Sapadores da Figueira da Foz, agentes da GNR e uma viatura da Brisa.

(Fonte: Notícias de Coimbra)

................................................

Foto de António Zambujo no Facebook, com um dos comentários a informar: “Acidente na A14 no sítio habitual (Pedreira dos Varinos). Precaução ao passar no local!”

O areal entre a Figueira e Buarcos também tem passadiços!

              (Foto de Nelinha Santos)

segunda-feira, 18 de março de 2024

Laura peixeira tem 73 anos e vende desde os 23!

Perfaz este ano meio século a vender peixe, e é sobejamente conhecida sobretudo na zona de Buarcos.

Diz que começou a vender nas ruas desde os 23 anos, percorrendo os locais onde mais necessitavam do seu peixe oriundo da lota, colmatando assim a necessidade de algumas pessoas mais idosas tivessem que se deslocar às bancas de peixe.

A peixeira Laura tem nos últimos tempos, como lugar preferido, a zona do Lidl de Buarcos, onde as pessoas já a conhecem, a procuram, e confiam no seu pescado.

Pode-se dizer que é uma das “caras” que toda a gente conhece... e que gosta e quer continuar a ver!

domingo, 17 de março de 2024

Uma mãe residente na Figueira da Foz tentou matar o filho por atropelamento por este se ter recusado a beber um café!

Por várias vezes, uma mãe residente na Figueira da Foz tentou atropelar o filho intencionalmente, conduzindo a viatura contra o menor que, não sofreu consequências físicas porque soube fugir às investidas da mãe. Agora, a mulher, de 58 anos, vai ser julgada no Tribunal de Coimbra, por homicídio qualificado na forma tentada.
Segundo relata hoje o Diário de Coimbra, a situação, pode dizer-se, começou com a recusa do filho menor em beber um café que a mãe lhe ofereceu, o que despoletou a ira da progenitora. Mãe de gémeos, nascidos em 2007, a mulher já tinha, à data dos factos, um dos filhos a viver com uma irmã mais velha, após este ter comunicado a CPCJ que a mãe o tinha ameaçado de morte e agredido fisicamente. A vítima estava há cerca de um mês a viver com a mãe e sem o irmão gémeo quando, a 22 de maio de 2022, ambos se dirigiram às compras a um supermercado de Montemor-o-Velho. Aí, a arguida bebeu um café e comprou outro para o filho, que recusou.

A arguida, segundo a acusação do Ministério Público (MP), «levantou a mão, simulando que o ia agredir». Já no interior do carro, nos semáforos de Quinhendros, na EN 111, efetuou uma paragem brusca no sinal vermelho, de tal forma que as compras no banco de trás caíram. Depressa culpou o filho pelo sucedido, ao mesmo tempo que o ameaçou de morte caso ele fosse também viver com a irmã. 500 metros à frente, a vítima abriu a porta do carro em andamento para sair. A mãe parou e ele saiu, começando a caminhar na berma, em sentido inverso. A arguida fez inversão de marcha e conduziu em contramão «determinada a atropelar o filho com a sua viatura e tirar-lhe a vida», refere o MP. O jovem não foi atingido porque «saltou para a valeta». A situação repetiu-se por mais duas vezes, com a arguida, inclusivamente, segundo o MP, a fazer «marcha atrás com o automóvel, de forma a ganhar balanço». E por mais duas vezes, o jovem escapou saltando para a valeta.

Pouco depois de arrancar, ainda em Quinhendros, saiu do carro e deitou-se na estrada em frente a uma viatura que estava em circulação, pedindo para a matarem e gerando um engarrafamento. A mulher entrou novamente no automóvel e conduziu até à Ponte dos Arcos, na Figueira da Foz, onde foi mandada parar pela PSP. Nesse mesmo dia foi conduzida à psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde os médicos concluíram, segundo o MP, que «não apresentava sintomas de atividade delirante ou de doença mental grave».

Está, por isso, acusada do crime de homicídio qualificado na forma tentada, porquanto «agiu com o propósito de tirar a vida ao ofendido», o filho que, entretanto, ficou à guarda e cuidados da irmã mais velha.

(Fonte: Diário de Coimbra de hoje onde pode ler a notícia pormenorizada – Ilustração nossa)

Antes de chegar ao grelhador o pescado exige trabalho árduo!

(Foto de Município da Figueira da Foz)

sábado, 16 de março de 2024

Operacional Inês Pires dos Sapadores da Figueira da Foz em 2º lugar entre 500 bombeiros que participaram no contra-relógio do Quebra Costas em Coimbra

No seu site, os Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz explicam:

"Num percurso de aproximadamente 500m entre o Arco de Almedina e a Porta Férrea da Universidade de Coimbra com sensivelmente 14% de declive, 6 dos nossos operacionais estiveram hoje em competição, subindo em contra-relógio o Quebra Costas envergando o equipamento de proteção individual (EPI), numa prova que contou com a participação de cerca de 500 bombeiros de 94 corporações nacionais e incluindo colegas de Espanha, França e Brasil.Inês Pires foi a nossa operacional que conseguiu ir ao pódio no escalão F30. Arrecadou o 2° lugar da Elite (classificação geral) cumprindo o trajeto em 5 minutos e 12 segundos.

Rui Trovão fez o melhor tempo da CBSFF com 03m54s seguido do Rui Simões com 03m58s no escalão M40. Tiago Resende fez 04:03 e Hugo Ribeiro 04:27 no escalão M30. Já Rui Mendes concluiu em 04:39 no escalão M45.”

A cidade e a serra vistas do lado de lá!

(Foto de Preciosa Eysoldt)

sexta-feira, 15 de março de 2024

Bandeira de Portugal rasgada >>> ainda por cima onde deveria estar (também) a da Figueira – é que não!

Bombeiros Voluntários da Figueira recolheram 97 toneladas de velhos electrodomésticos em 2023 vencendo o Quartel Electrão e ganhando assim o 1º prémio – Um VLCI!

As associações de bombeiros angariaram este ano um recorde de 270 mil euros através da recolha de 2.300 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos, anunciou hoje a associação Electrão.
A "rainha"
 

As contrapartidas financeiras entregues às associações de Bombeiros aderentes são uma forma de recompensar os bombeiros pelo empenho e dedicação na recolha de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, que são posteriormente enviados para reciclagem pelo Electrão. Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros, mas são atribuídos vários outros prémios sendo o principal uma VLCI (veículo ligeiro de combate a incêndios) para a associação que mais resíduos recolhe a nível nacional, que este ano foi entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.

Na sua página, a AHBVFF escreve, com orgulho:

“Obrigado a todos os que nos ajudaram neste desafio, entregando, nem que fosse uma torradeira, a nossa 'raínha'! Obrigado à ACIFF pelo apoio dado e contributo na produção do filme.

Obrigado aos figueirenses e a todos e a cada um dos nossos Bombeiros Voluntários e dos nossos funcionários administrativos, que se entregaram ao trabalho, na recolha e na gestão do processo.

Vencemos, todos!”

quinta-feira, 14 de março de 2024

Farmácia vai continuar em Vila Verde –Era para se deslocalizar para as Abadias na Figueira da Foz mas a Câmara não deixou! Presidente da Junta concordava!...

A proposta de deslocalização para a cidade da Figueira da Foz, nas Abadias, foi rejeitada por unanimidade, em sessão de câmara.

O executivo camarário inviabilizou as pretensões do proprietário em nome da defesa dos interesses dos vilaverdenses. 

“O que está em causa é o interesse público, defender os vilaverdenses e defender um serviço de proximidade que é indispensável”, defendeu a vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz, Anabela Tabaçó. “Não podemos deixar sair este tipo de serviços [das localidades]. A saúde não funciona bem, os multibancos saem das freguesias… É uma debandada de serviços públicos das freguesias, e os sítios mais afastados da cidade têm de ter serviços em condições”, advogou ainda a autarca.

Anabela Tabaçó acrescentou que “não se pode deixar sair um serviço daqueles [da freguesia de Vila Verde]”. Até porque, frisou, existem 12 farmácias na cidade. “A Figueira da Foz tem cobertura [do serviço de farmácia] mais do que suficiente”...

(Extrato de publicação que pode ler completa na edição impressa do Diário As Beiras de hoje)

quarta-feira, 13 de março de 2024

Suspeitos já eram referenciados por crimes contra a propriedade, consumo e venda de produtos estupefacientes!

A PSP da Figueira da Foz deteve ontem dois homens na A17. Um dos detidos foi constituído arguido por já estar indiciado por outros crimes, refere a policia, sublinhando que têm causado "alarme social na Figueira da Foz".

Às 10h30, desta terça-feira, os agentes da Divisão da Figueira da Foz da PSP procederam à detenção de um indivíduo, com cerca de 30 anos, após denúncia de furto de um veículo automóvel ocorrido na zona da Gala.

O veículo furtado e os seus dois ocupantes foram intercetados na A17, revela a PSP em comunicado à Central Press.

Os suspeitos, que segundo aquela polícia já estavam "referenciados por crimes contra a propriedade, consumo e venda de produtos estupefacientes, foram conduzidos para a esquadra, onde foram constituídos arguidos por furto e uso do veículo automóvel".

"Um dos suspeitos, após os trâmites processuais, foi detido por mandado de detenção fora de flagrante delito, emitido pela autoridade judiciária competente, por estar indiciado em dezenas de crimes contra a propriedade, cujos processos se encontram em investigação na Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da Divisão Policial da Figueira da Foz, que têm gerado alarme social na cidade e concelhos limítrofes"...

(Extrato de publicação de Central Press que pode ler completa AQUI)

Está armado o mercado... para armar as tendas!

Já está a ser montada a vedação na Praça do Forte que vai albergar durante os últimos quatro dias deste mês de março o “I Mercado Invasões Francesas”, que vai substituir a até agora designada “Feira Medieval Infante D. Pedro”, que também deixa o seu antigo local, junto ao Ténis Clube e a o Forte de Sta. Catarina, por razões que já AQUI explicámos.

Com mais espaço, vai permitir mais tendas de piratas, corsários, bruxas e afins, que ficavam de fora nas anteriores edições.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------