quinta-feira, 26 de abril de 2018

O lixo que colocamos separados nos ecopontos é depois misturado nas viaturas e nos aterros!?

De vez em quando ouve-se dizer por aí que os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que obedientemente separamos nos ecopontos (papel, plástico e vidro) são depois misturados, quer nos veículos de recolha, quer depois nos aterros! 
As ‘bocas’ não são exclusivas nossas, surgem em muitas outras cidades. Numa pesquisa rápida na Net verificámos que até uma empresa ligada à recolha de RSU, a LIPOR, tem na sua rubrica de “Perguntas Frequentes” a pergunta: “É verdade que após a colocação no ecoponto são todos misturados na viatura de recolha?”, à qual responde de seguida: “-Nas viaturas de recolha os materiais seguem em compartimentos distintos, uma vez que a descarga no Centro de Triagem é feita em locais separados…” 
E dizemos “bocas” porque chega-se à conclusão que não passarão disso mesmo. E surgem porque “um sujeito que tem um primo de uma amiga cujo cunhado é o tio de um rapaz que trabalha ao lado onde os lixos são depositados viu a um quilómetro de distância que vai tudo para o mesmo sítio…”
Na Figueira da Foz quem faz a recolha é uma conceituada empresa, a ERSUC, que informa detalhadamente no seu ‘site’: “Nas estações de triagem realizam as operações de separação dos resíduos provenientes da recolha seletiva, dos Ecopontos e dos Ecocentros, nomeadamente o papel e o cartão e as embalagens de plástico e de metal.” =LER INFORMAÇÃO COMPLETA AQUI=
E também o Município da Figueira da Foz explica o processo. =VER AQUI=
Assim, no dizer da empresa e da autarquia figueirense, tudo se processa da melhor forma e respeitando as normas. Então porque é que surgem as tais “bocas” boateiras, a quem interessam, e porquê, a sua difusão!?

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------