quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Hoje é dia de São Julião padroeiro da cidade da Figueira da Foz mas data não foi evocada nem pela Junta nem pelo Município!

A Câmara da Figueira da Foz não faz uma única menção à data, nem no seu 'site' nem no seu mural do Facebook. 
A Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião publicou em ambos dois breves parágrafos, um aludindo ao corta mato de São Julião hoje nas Abadias e o outro - onde compareceu o seu presidente José Esteves - à missa celebrada na Igreja Matriz de São Julião pelas 19h00 com a participação do Grupo Coral David de Sousa.  (NR: Com fogo de artifício no final). 
…............. 
“-Junto à foz de um rio denominado Mondego, na altura um lugar isolado e remoto, foi edificada uma abadia para acudir aos pescadores de lugares das redondezas - esses sim habitados - tais como Vila Verde, Caceira e Lavos, e que regressavam da faina necessitando de ajuda. Foi esta intenção de ajuda aos homens que vinham do mar que levou à atribuição da designação de São Julião à então abadia, devido a ele também ter vivido numa cidade junto a uma foz (Antinoe, Vale do Nilo) e ajudado espiritualmente e na doença as suas gentes... (Ver historial completo AQUI)” 
Mas alguma iniciativa própria e com um mínimo de solenidade para evocar a data e São Julião, o Santo Padroeiro da Figueira da Foz, nem uma! 
Esqueceram-se, pronto! Acontece!...

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------