terça-feira, 21 de maio de 2019

Ninho de vespa asiática detetada num alpendre em Buarcos!

=Saiba como proceder nestas situações= 
Um ninho de vespa asiática foi ontem detetado num alpendre de uma vivenda situada num local com alguma vegetação envolvente em Buarcos. Avisados, desde logo de deslocaram ao local elementos da Proteção Civil que verificaram a situação e borrifaram o ninho com o veneno adequado. 
Contactámos Jorge Piedade, comandante interino dos Bombeiros Municipais e do Serviço Municipal de Proteção Civil, que nos disse que a presença da vespa asiática em Portugal está mais disseminada nas zonas norte e centro. 
Esta que reage de forma bastante agressiva às ameaças do ninho, pois se se sentir ameaçada a cinco metros pode responder em grupo e perseguir essa ameaça a cerca de 500 metros. A picada da vespa asiática, sendo apenas uma, não difere da das vespas nativas, mas no caso de picadas múltiplas deve-se procurar socorro urgente devido à quantidade de veneno que pode afetar órgãos vitais mesmo a longo prazo. 
Jorge Piedade referiu que a Proteção Civil dispõe de elementos especializados de como agir nas diversas situações e no seu combate. Aconselha as pessoas a contactarem mal se apercebam destes ninhos (tel. 233402805) mormente agora que o calor vai aumentar o que pode potenciar mais aparecimentos. 
E como é a vespa-asiática? 
Tem a cabeça preta com face laranja ou amarelada, o corpo castanho-escuro ou preto, um segmento no abdómen amarelo-alaranjado na parte dorsal, as asas escuras e as patas castanhas com extremidades amarelas. Os seus ninhos são arredondados, podendo chegar a um metro de altura e até 80 centímetros de diâmetro. Cada um pode albergar entre 2000 e 13 mil vespas. 
….... 
A localização dos ninhos e dos avistamentos dos insetos podem ser vistos na plataforma SOS Vespa (www.sosvespa.pt).

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------