domingo, 11 de agosto de 2019

Mau estado da Estrada Nacional 109 que cruza o nosso concelho potencia acidentes!

Nos últimos dois meses têm ocorrido acidentes em crescendo na Estrada Nacional 109 que provocaram feridos ligeiros, graves e até mortes, mormente no troço que vai da Figueira da Foz à Marinha das Ondas, e que passa pela Cova-Gala, Costa de Lavos e Leirosa, muitos deles aqui noticiados. 
Nas partilhas efetuadas destas notícias no Facebook, os comentários dos leitores visam quase sempre os condutores: Porque conduzem a alta velocidade, não obedecem aos sinais, não respeitam os cruzamentos... mas houve também quem alertasse para o vincado mau estado do piso que, podendo não ser a causa direta, potencia e propensia os acidentes! 
Ora passámos nesta via e, na verdade, vimos e fotografámos situações que podem por em causa as intenções de condução segura: Estrada 'rachada' em vários e compridos troços, pedaços em que o alcatrão já se desgastou 'até onde já não há alcatrão', bocados ondulados e tortos, e 'esboroamentos' – muitos provocados por deterioração nas uniões entre 'vários alcatrões' - e cujos ínfimos pedaços de terra e alcatrão se espalham pela via provocando derrapagens perigosas em caso de travagem! Entre outras! 
Esta movimentada e importante estrada, mormente nestes assinalados locais, precisa urgentemente de uma intervenção completa (que não de remendos)! Aliás, pergunta-se: alguma vez, desde a sua construção há cerca de 30 anos, teve alguma!? 
E se é à Infraestruturas de Portugal que compete o seu arranjo, pertencerá aos municípios onde estas vias passam o dever de informar e alertar para o perigo existente e dos locais que se encontram degradados. 
Porque no que concerne a esta via, e se nada se fizer, os acidentes vão continuar... e a aumentar! 
Já o site 'Circula Seguro' denunciou o mau estado desta via no dia 11 de agosto de 2014, ou seja, precisamente há 5 anos! = VER AQUI!
(Esta notícia e respetivas fotos foram enviadas para a Infraestruturas de Portugal)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------