domingo, 25 de agosto de 2019

Tradição de 500 anos da Feira d'Ano em Seiça (Paião) alvo de esquecimento, desinteresse e lixo sem ser retirado!

Em comunicado, a "Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça - SMS" analisa a organização (ou falta dela) da Feira d'Ano em Seiça, no Paião, do qual compilámos algumas das passagens mais incisivas.
Informa que "é a mais antiga do distrito de Coimbra e realiza-se junto ao Monumento Nacional 'Mosteiro de Santa Maria de Seiça' nos dias 15 de agosto há mais de 500 anos!" e que "na véspera, dia 14, é tradição organizar um arraial com música e tasquinhas, e que talvez por ser muito antiga a Junta de Freguesia de Paião não tem feito divulgação nenhuma da mesma!" 
Na véspera da Feira deste ano os feirantes e tasquinhas queixaram-se e disseram que, se soubessem, só estariam presentes no dia 15 pois nem houve animação musical na véspera! Assim os feirantes e coletividades ficaram desapontados e prejudicados com esta falta de organização! 
Nem o programa foi divulgado, tendo o 'Duo São Pedro' atuado depois da missa sem ninguém saber. 
E também a Câmara da Figueira da Foz ainda não compreendeu a importância do Mosteiro (quantos monumentos nacionais tem o concelho?) pois gastam-se centenas de milhares de euros por aí escusadamente enquanto que as obras no vetusto edifício têm sempre promessas adiadas! Nem compreendeu também o espírito da tradição da Feira de Seiça com a sua missa campal, animação musical, feirantes e tasquinhas, que costumam reunir todos os anos os residentes com os seus familiares emigrados e receber largas centenas de visitantes locais e turistas! Nem o lixo ainda tinha sido retirado uma semana depois (foto do dia 22 de agosto). 
Assim, a SMS propõe a constituição de uma Comissão de Festas, que integre as coletividades vizinhas, a Junta e outras entidades, para que a Feira d’Ano não acabe aos poucos, um pouco à semelhança da continuada degradação do mosteiro...

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------