O Comando Distrital da PSP deu conta em comunicado de denúncias por parte de duas pessoas, sem relação entre elas e sem especificar os locais que, em momentos diferentes, foram alvo da mesma burla.
Para o resgatarem deveriam aceder a um link que os direcionou para um questionário que continha um campo para indicação do número de cartão de crédito, bem como outros dados pessoais. Ambos acreditaram no conteúdo da mensagem e acederam ao proposto.
Mais tarde perceberam que tinham sido feitos, em cada um dos cartões, movimentos não autorizados e exatamente do mesmo valor...
Uma das características da mensagem era a incorreção linguística. Assim, a Polícia de Segurança Pública alerta para que sempre que receber uma comunicação com este teor (ou outro) se certifique, através dos canais oficiais do remetente, da sua veracidade, e aconselha o óbvio: "Nunca fornecer dados pessoais e bancários, salvo em circunstâncias devidamente fundamentadas e seguras. E que se utilize o bom senso, analisando o tipo de discurso utilizado, não se precipitando, e que se tiver alguma dúvida contacte a secção policial da sua zona".
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