A enorme quantidade de cobertura de notícias em torno da atual pandemia do vírus Covid-19 criou um novo perigo - ataques de phishing que têm como objetivo explorar os receios da população sobre o vírus.
A GNR lançou um alerta para o o facto de estarem a ser efetuadas campanhas de phishing (por email, SMS ou por redes sociais) a coberto da imagem de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia, inclusive com ficheiros em anexo e orientado para a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infeção dos seus dispositivos com malware.
Os conselhos são os habituais: Desconfiar de emails desconhecidos, nunca aceder a 'links' que os acompanham, e suspeitar de qualquer e-mail ou mensagem de texto que faça referência a pedidos urgentes de cedência de informações sobre o vírus.
Mantenha também os seus antivírus, anti-spyware e firewall atualizados e, sobretudo, nunca envie informações pessoais ou financeiras por e-mail.
............................
Ora, segundo informação do nosso leitor António F. Osoa que não conseguimos confirmar por outras fontes, já pelo menos dois residentes no nosso cocelho ficaram com os seus smartphones bloqueados devido a terem instalado aplicações que lhes foram sugeridas. Com o ecrã completamente preto e um deles com pedido de resgate. (Foto das publicações de António Calheiros de Azevedo)
Sem comentários:
Enviar um comentário