sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Estátua do Pescador em Buarcos 'que ficou no mesmo sitio' está agora - finalmente! - a ser recolocada no centro da rotunda!

Historiemos: A ideia era a estátua ser relocalizada para o meio da nova rotunda depois das obras, mas como tal não aconteceu manteve-se no local anterior... que agora é junto à estrada. E ficou sem as redes, sem a água do lago à volta, agora com as mãos apontadas para os carros! 

Mas a reposição começou esta semana, e será finalmente inserida no centro da rotunda num novo conjunto arquitetónico que irá custar ao município cerca de 100 mil euros. É estimado que fique tudo pronto até 15 de julho, cerca de três anos depois de terem começado as obras em Buarcos! 

O monumento representa o pescador na labuta do mar e é um dos símbolos de Buarcos. Já em 1957 tinha sido constituída uma comissão “Pró Monumento ao Pescador” que se propunha promover a construção de uma figura que ficasse a perpetuar o esforço, heroísmo e sacrifício dos Trabalhadores do Mar. No entanto, o projecto apenas foi concretizado 38 anos depois, sendo o monumento inaugurado em 1993. 

As fotos foram retratadas em dois dias seguidos pelo nosso leitor José Fernandes, que ressalva com alguma ironia mas sem inventar, que estavam ontem (5ª feira, foto em baixo) "7 a ver" e "dois a cavar"!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------