sábado, 6 de março de 2021

Continua ativa uma petição sugestionando para construção de quebra-mar na freguesia de São Pedro!

Sucintamente, a petição propõe a construção de um quebra-mar a ser construído em frente ao 5º esporão (ilustração ao lado) e que ficará paralelo à praia, na Cova, para afastar o mar das dunas e fazer crescer o areal: 

"A Junta de Freguesia de São Pedro do concelho da Figueira da Foz, ao longo desta última década, manifestou constantemente sua preocupação com o avanço do mar sobre a sua freguesia, nomeadamente a sul do 5º esporão, uma zona densamente povoada, com diferentes gerações enraizadas nesta terra de gentes do mar. Esta situação, muito em breve, poder-se-á tornar dramática também para as habitações localizadas em frente ao 3º esporão e para toda a freguesia, localizada entre o mar e o rio. Também é diariamente visível a danificação da duna primária, que tem prevista uma intervenção em maio, e de todo o ecossistema do nosso pinhal completamente indefeso..."

O presidente da junta António Salgueiro diz ser esta a solução concreta. Na moção é referido que um estudo realizado pela Agência Portuguesa do Ambiente sobre a colocação de barreiras artificiais como forma de proteger a costa das investidas do mar mostra que "é notória a eficácia do quebra-mar na redução dos galgamentos na frente urbana e o contributo para a redução da erosão, invertendo-se a tendência, com a alimentação artificial dos shots de areia previstos na praia.

E efetuar o realojamento desta população da linha de costa custaria muitos milhões de euros e danos pessoais incalculáveis para quem é arrancado das suas raízes... 

Para ler a petição completa e, se o entender, assiná-la, CLICAR AQUI.

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------