terça-feira, 20 de abril de 2021

Depois do edifício O Trabalho, Mosteiro de Seiça e das Bombas de Gasolina, agora é a Piscina de Mar a ser intervencionada!

Foi aprovado hoje pelo município figueirense o novo projeto do complexo Piscina de Mar que terá um hotel com 49 quartos e uma nova ala - um novo edifício perpendicular ao da antiga estalagem. Anteriormente designada por Piscina-Praia (e conhecida localmente como Piscina do Grande Hotel embora nunca tenha feito parte deste) foi projetada na década de 1950 pelo arquiteto Isaías Cardoso. 

A piscina (e a estalagem com 13 quartos que lhe foi anexada na década de 1960) funcionou com acesso público até finais da década de 1980, tendo ficado célebre pelas suas dimensões, com 33 metros de comprimento, e pela prancha de saltos de cinco e dez metros. 

Na década de 1990, depois de um falhado projeto de reconversão, o complexo fechou e degradou-se, tendo a prancha sido retirada. Viria a ser adquirido pela autarquia que reabilitou a piscina em 2001, tendo esta voltado a funcionar durante vários anos, com concessões limitadas no tempo, estando atualmente desativada. 

Já o edifício da estalagem está ao abandono há mais de duas décadas e agora vai ser reconstruído e aumentado. 

A obra, de cerca de três milhões de euros, deverá iniciar-se dentro de quatro meses e prevê que o plano de água da piscina se estenda para debaixo do novo edifício lateral, entre outras intervenções. 

(Estrato de notícia compilada do Diário As Beiras que pode ler completa na sua edição impressa de hoje)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------