quarta-feira, 21 de abril de 2021

História de um salvamento de uma jovem nas ondas da Figueira

"Estava a correr de Buarcos para a Figueira e, nesse dia, decidi ir pela areia, junto ao mar, descalço e a ouvir música com auscultadores..." 

Quando chegou à zona do molhe viu um grupo de garotas, ainda na areia, a olhar o mar revolto e, pensou ele que em tempos foi nadador-salvador, ‘eu é que não me metia ali'! O homem de mochila às costas que se cruzava com ele naquele instante parecia pensar o mesmo. 

Passados uns minutos, quando já tinha dado a volta e se preparava para iniciar o caminho de regresso a Buarcos, percebeu que uma das miúdas, 16 anos talvez, tinha mesmo decidido ir para a água. "Mergulhou uma vez e veio à tona, mergulhou a segunda a tapar o nariz e ainda subiu, a tentar segurar o biquini, mas à terceira foi atirada com toda a força", recorda. 

Teve apenas tempo de gritar às amigas da rapariga em apuros que não saíssem da areia, enquanto se desfazia do telemóvel e dos auscultadores e procurava a jovem no local onde a vira cair do emaranhado da onda. Encontrou-a agarrada à areia, ainda consciente, ainda a tentar segurar o biquini, mas à mercê das ondas seguintes, quase sem forças, de cabelo cheio de areia e tendo já engolido demasiada água do mar. "Consegui puxá-la para cima, pedi-lhe que me ajudasse e, entretanto, surgiu o senhor da mochila, que era socorrista, dos bombeiros, não sei se municipais ou voluntários e tenho imensa pena de não ter memorizado o nome dele porque foi muito importante nisto tudo, levantou-lhe a cabeça e as pernas, tinha um aparelho de oxigenação que a fez ganhar tempo... pouco depois apareceram dois elementos da GNR de folga que também foram impecáveis, chamaram o INEM que logo pelo telefone nos ajudou a assistir a miúda, enfim, começou a correr tudo bem, todos ajudaram", resume. 

A Câmara Municipal da Figueira da Foz aprovou na passada 2ª feira por unanimidade a proposta de atribuição do Voto de Louvor e Reconhecimento a Luís Filipe Barraca Pereira que, a 31 de março de 2021 “numa atitude de elevado altruísmo”, salvou uma jovem de afogamento na praia do Relógio... =Ler notícia completa de Figueira TV AQUI=

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------