terça-feira, 18 de maio de 2021

Governo, autarcas e adversários políticos sentaram-se à mesma mesa para as primeiras sardinhas assadas na Figueira da Foz!

Primeira sardinhada de 2021 reuniu ontem alguns dos principais candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz - Carlos Monteiro, Pedro Machado e Santana Lopes!

Dezenas de convivas, de antigos e atuais governantes, passando por autarcas, responsáveis de entidades regionais e nacionais, deputados ou empresários, entre outros, assinalaram esta segunda-feira ao almoço, na Figueira da Foz, o primeiro dia da safra de sardinha.

Os convidados, alguns institucionais, a maioria a título particular, puseram quase literalmente o pé na areia na praia de Buarcos no restaurante com o mesmo nome (Pé na Areia) espalhados por mais de uma dezena de mesas, num evento informal que se realiza há vários anos e se prolongou pela tarde, promovido por António Lé presidente da cooperativa de produtores de peixe do Centro Litoral. 

"É um momento especial o início da safra da sardinha, que este ano foi mais cedo. A sardinha é não só um símbolo da nossa gastronomia, como do gosto do nosso povo, e também está muito entrosada na nossa cultura" referiu o ministro do Mar, Ricardo Serrão dos Santos. 

Por sua vez o presidente da autarquia da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, destacou o "processo de valorização da sardinha" e a sua generalização "muito importante do ponto de vista económico". 

Se o mote do almoço era a sardinha, aos jornalistas não passou despercebida a presença, no mesmo espaço e pela primeira vez, de três dos já anunciados candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz: Para além de Carlos Monteiro candidato pelo PS, Pedro Machado presidente do Turismo Centro de Portugal e candidato do PSD, e Santana Lopes ex-presidente da Câmara e candidato independente, todos em mesas diferentes e os dois últimos com todo o espaço da esplanada coberta do restaurante a separá-los. 

Presente no almoço enquanto presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado classificou a sardinha que comeu como "extraordinária para esta primeira aparição do ano (.../...) um produto muito importante para nós, para a afirmação da gastronomia local e regional, e simultaneamente uma forma de continuarmos a promover a Figueira da Foz e o Centro de Portugal". 

Já Santana Lopes não quis falar aos jornalistas, saiu antes da sobremesa e apenas referiu que a sardinha estava "boa". 

O organizador António Lé ressalvou que, apesar da coincidência "espacial" de candidatos camarários, avisou que "os três merecem cá estar, foram convites particulares, aqui não há folclore autárquico"...

(Fotos de recolha nossa - Compilação de notícia de Rádio Renascença que pode ler completa AQUI)

1 comentário:

Ceia disse...

E eu sem ser vacinado!!!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------