domingo, 16 de maio de 2021

Vem aí um verão de calor com temperaturas acima de 40 graus!

Prevê-se que venham aí uns dias de muito calor a partir do meio do mês de junho, que irá atingir a Europa sobretudo Espanha, Itália e o sul de França, que irá trazer um tempo seco e temperaturas que passam os 40ºC.

Esta vaga de calor será prolongada entre os meses de junho, julho e agosto, mas ainda é cedo para prever os dias exatos em que irão ocorrer as temperaturas mais elevadas. 
Em declarações à TSF o especialista em clima da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Carlos Pires acrescenta que vai haver uma anomalia da média trimestral, cerca de um grau e meio. Pode haver algumas vagas de calor. Esperam-se temperaturas acima dos 40 graus durante alguns dias - Portugal já está um bocado no extremo, portanto, não vai sofrer o pior... e "só" deve registar máximas de 33ºC!

E por esta lógica - dizemos nós - como a Figueira da Foz ainda mais no extremo está, devemos escapar!

A frequência com que as vagas acontecem tem vindo a aumentar, o que está correlacionado com o aquecimento global. Esta invasão de ar quente e seco, contribuindo um pouco para a desertificação do sul da Europa, vai agravar-se com o aquecimento global. 

Nas próximas décadas este aumento de temperatura deverá ser mais acentuado. Apesar das temperaturas mais quentes do que o normal tal não deverá aumentar o risco de incêndio no País pois “há muita água no solo e nos aquíferos, o solo não está demasiado seco, está até bastante húmido. Como há ainda reservatórios de muita água acumulada, não vai ser muito gravoso para o balanço hídrico e para os incêndios florestais.”

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------