quinta-feira, 16 de setembro de 2021

'Apanhado' a conduzir com taxa de álcool elevad... íssima!

Foi detido esta madrugada pouco depois da meia noite na Avenida Saraiva de Carvalho, por elementos da Esquadra de Trânsito da PSP da Figueira da Foz, um homem de 46 anos por condução de um ciclomotor sob o efeito do álcool.
Sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, acusou 2,27 g/l. Recorde-se que "considera-se sob influência de álcool o condutor que apresente uma Taxa de Álcool no Sangue igual ou superior a 0,5 g/l", o que neste caso configurou uma TAS de quase 5 vezes mais! 
........................................ 
Perante esta ocorrência, a PSP aproveita, em comunicado, para relembrar: 
"-Os efeitos do álcool no sistema nervoso podem originar efeitos bastante perniciosos que prejudicam em muito o exercício da condução. 
Os principais são: 
Audácia incontrolada; Perda de vigilância em relação ao meio envolvente; Perturbação das capacidades sensoriais, particularmente as visuais; Perturbação das capacidades percetivas; Aumento do tempo de reação; Diminuição da resposta reflexa; e diminuição da resistência à fadiga. Qualquer condutor sob o efeito do álcool muito dificilmente tem consciência das suas limitações e assume que se encontra bem e com as suas capacidades a funcionar em pleno, no entanto, mesmo com valores pouco elevados de TAS, as capacidades necessárias para uma condução segura já se encontram diminuídas muito antes do estado de embriaguez (pré coma) ser atingido." 
(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

1 comentário:

colororblack disse...

Se a foto é a do motociclista da notícia, parece tratar-se de uma tentativa de descolar na vertical e, talvez, concorrer com a SpaceX de Elon Musk (os maiores sucessos são quase sempre precedidos por alguns percalços...).

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------