sábado, 30 de outubro de 2021

Chuva e ventos fortes provocaram queda de árvores e inundações pelo concelho e o piso colapsou na Rua do Paço!

Os ventos fortes que se fizeram sentir na noite de ontem e na madrugada de hoje provocaram algumas anomalias no nosso concelho. Tanto quanto conseguimos apurar por várias consultas e pelo adjunto do comando João Matias dos Bombeiros Sapadores, registaram-se neste período algumas quedas de árvores devido ao vento, em Borda do Campo no Paião, no Porto Carvalho em Ferreira-a-Nova, e no Bom Sucesso, todas sem problemas de maior.
Também ontem pelas 19h30 se registou uma razoável inundação de águas pluviais no acesso à passagem de nível da Fontela (foto inicial, de autoria de Orlando Oliveira) que, segundo testemunhos de pessoas que conhecem bem o local "a água acumula devido à ciclovia que ali passa e que está um palmo acima da estrada, sem se ter criado uma forma de esgotar as águas pluviais". Situação que não acontece apenas quando está mau tempo pois basta uma chuva pouco intensa para que o local fique alagado. "Responsáveis da Junta de Freguesia de Vila Verde passam aqui todos os dias e por isso não se entende porque é que ainda não foram tomadas providências..."

Já hoje surgiu a notícia da queda de mais árvores nas Alhadas e no Alqueidão, e de inundações em Buarcos, onde se deu também a queda de elementos de construção num edifício. 

No distrito de Coimbra o mau tempo, chuva e vento forte, causaram cerca de 40 ocorrências desde a meia noite de hoje e até às 8h30, mas sem causar feridos ou grandes estragos. 

Por sua vez, na Figueira da Foz, o piso aluiu na Rua do Paço por volta da 01 hora desta madrugada possivelmente devido a uma conduta que não aguentou a pressão da água que se acumulou devido à precipitação intensa desta madrugada, o que até trouxe à cidade uma reportagem da CMTV.  Os moradores atribuem esta situação, que já aconteceu outras duas vezes, provavelmente devido "a obras mal feitas realizadas há cerca de seis meses que redirecionaram as águas pluviais da rua da Cadeia para a rua do Paço, adensando assim o volume da águas nas manilhas que não aguentam tanta pressão"

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, dr. Pedro Santana Lopes, esteve no local a inteirar-se do sucedido.

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------