domingo, 31 de outubro de 2021

O novo coreto e o renovado jardim estão a tomar forma... e até a ficar formosos!

E as obras continuam no jardim municipal da Figueira da Foz que, ao contrário do que alguns apregoam, bem falta faziam. 

Vamos repetir as explicações dadas pelo anterior presidente da edilidade figueirense e que têm todo o cabimento: "As plantações são coisas complexas para serem bem feitas (.../...) está a ser retirada terra e a ser colocada 'terra boa' para as novas plantas pois há que lembrar que aquele jardim não é feito (por exemplo) na Várzea onde existem metros e metros e metros de terra fértil, aquela era uma praia, era a praia da Fonte... ali foram colocadas terras férteis em cima de areia, é um solo pobre, exaurido, e as fezes das pombas a acidificá-lo! Ou havia ali uma transformação rápida ou amanhã não existia, é um pouco como cultivar no deserto..." Acresce a esta explicação que o abate de algumas árvores deveu-se a questões fitossanitárias e por questões de segurança, ou seja, poderiam aparentar estar de saúde mas poderiam cair sem ninguém esperar... como tem acontecido e sido noticiado por aí! 
   A maquete do novo coreto
Em resumo: Existiam no jardim 104 árvores de várias espécies e 11 palmeiras (115 no total) antes do começo da intervenção, e quando a intervenção terminar ficarão 82, 78 árvores e 4 palmeiras, menos 33 do que as atualmente existentes. 

E do outro lado parece que, finalmente, o espaço vai ter um Parque Infantil condizente (pelo menos é o que parece pela foto final) já que o que lá estava mais parecia ser 'para adultos'! 

No dizer de quem percebe mais do assunto do que nós, o jardim vai ficar mais bonito, mais amplo e alegre. O único ponto contra será a pista ciclável que está previsto atravessá-lo, mesmo a meio! Onde seria suposto que as inúmeras crianças que ali irão previsivelmente afluir pudessem correr, brincar, e atravessar de um lado para o outro à vontade... mas afinal não, pois podem passar bicicletas! 

Obras do "Jardim Municipal e Zonas Envolventes" que têm a previsão de ficar prontas em janeiro de 2022.

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------