quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Investigador e professor figueirense premiado por casa rotativa que nunca perde a luz de vista!

A Casa Rotativa, em Coimbra, é a vencedora do Prémio Sustentabilidade e Inovação, da Ordem dos Arquitetos e do Fundo Ambiental. É um projeto do arquiteto Pedro Bandeira e do irmão, Filipe Bandeira, engenheiro de estruturas especiais. "É uma casa que roda sobre ela própria. O objetivo é aproveitar a energia solar, sem comprometer os sistemas elétrico e de águas. Por isso, para manter a estabilidade de ambos, a casa roda, no máximo, três vezes em cada sentido." 

A explicação é do arquiteto Pedro Bandeira, presidente e professor da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e investigador do Laboratório de Paisagens, Património e Território. 

É natural da Figueira da Foz onde nasceu em 1970. 

E acrescenta que "o 'comportamento' da casa varia, conforme estejamos no verão ou no inverno. Durante a estação fria, ela 'anda atrás do sol, porque queremos as casas mais quentes'. No verão, 'faz exatamente o contrário', isto é, 'tem um alçado mais exposto, que acaba por fugir ao sol, para não termos de usar ar condicionado ou ventilação mecânica para arrefecer a casa". 

(Compilação de notícia de TSF - Ver esquema e vídeo/gif da casa AQUI)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------