terça-feira, 22 de março de 2022

PSP apanha gang do furto de catalisadores (recuperados mais de 500 num ano) em rusgas hoje na Figueira da Foz, Brenha e Vila Verde - 175 agentes envolvidos com detenção de 20 pessoas!

A PSP deteve, esta manhã, 20 pessoas no âmbito de uma operação que visou o desmantelar uma rede organizada que se dedicava a roubar catalisadores. As autoridades cumpriram 32 mandados de busca domiciliária em vários pontos do concelho que, segundo apurámos, se efetuaram em Vila Verde, Brenha e numa zona residencial da cidade.Segundo O Correio da Manhã, na operação estiveram envolvidos 175 agentes dos Comandos Territoriais de Aveiro e Coimbra, auxiliados por 25 elementos de unidades especiais da GNR.
Esta é a segunda fase de uma operação que começou em junho do ano passado e que permitiu recuperar centenas de catalisadores.

Já o Comando Distrital da PSP de Coimbra refere que nesta operação foram também apreendidos, para além de catalisadores, dinheiro e estupefacientes, e que nesta operação denominada “Palladium” foi dado cumprimento a um número significativo de mandados judiciais de busca domiciliária e não domiciliária. As buscas decorreram em cerca de trinta locais, essencialmente da Figueira da Foz) e foram visados um número elevado de pessoas suspeitas.

A Operação “Palladium” é o culminar de cerca de 1 ano de investigação, realizada sob coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra por suspeita da prática dos crimes de furto qualificado e recetação (catalisadores), branqueamento de capitais, tráfico de estupefacientes, tráfico de pessoas, associação criminosa, simulação de crime e detenção de arma proibida.
No que diz respeito especificamente ao furto de catalisadores, este grupo de suspeitos vinha praticando ilícitos com elevada mobilidade e dispersão geográfica, nomeadamente nos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa. Estes ilícitos eram praticados na sua esmagadora maioria no período noturno, por vezes com nítida divisão de tarefas entre eles: enquanto uns sinalizavam as viaturas a serem alvo de furto e asseguravam ações de vigilância tendentes a sinalizar qualquer aproximação de testemunhas ou viaturas policiais, outros tinham o conhecimento técnico e o equipamento adequado para realizarem efetivamente o furto.

No contexto da presente investigação, a PSP já havia desencadeado diversas ações operacionais, nomeadamente no âmbito da “Operação Carbono” das quais destacamos os seguintes resultados:

A detenção de 14 suspeitos, das quais 5 resultaram na aplicação da medida de coação de prisão preventiva; Apreensão de 507 catalisadores, 725 doses de cocaína, 100 doses de heroína, 5 viaturas, cerca de 74 mil euros em dinheiro, 1 pistola de calibre 6,35mm, e 805 quilos de componentes de catalisadores já devidamente processados e avaliados em mais de 100 mil euros!

Da operação hoje realizada, há a destacar: 20 detidos em cumprimento de Mandado de Detenção fora de flagrante delito; Apreensão de 28 telemóveis, de aproximadamente 8 mil euros em dinheiro, 8 viaturas, 4 catalisadores, diverso equipamento para efetivação dos furtos (9 macacos, 2 rebarbadoras, discos de corte, folhas de serra eléctrica, baterias e carregadores de baterias, bem como diversas ferramentas), e 1 revólver de calibre 357 e 2 armas de pressão de ar. 

…................................
A Polícia de Segurança Pública (PSP) manter-se-á muito atenta a este fenómeno, o qual poderá perdurar no tempo em face do elevado valor de mercado dos metais preciosos existentes no interior do dispositivo de escape (catalisador), que têm grande procura no mercado do ramo automóvel. Assim, apesar de alguns catalisadores acabarem por ser utilizados noutras viaturas, constatamos que a grande maioria é desmantelada.

Se, anteriormente a 2020, este crime ocorria muito pontualmente, durante 2020 a PSP registou 838 ocorrências e, em 2021, cerca de 4900 (dados em consolidação).

Nos primeiros 2 meses deste ano, os N/Polícias já registaram 844 ocorrências a nível nacional.

Perante este contexto, a PSP constituiu em 2020 equipas especializadas de investigação criminal para análise das ocorrências, tendências da criminalidade reportada e das metodologias de furto empregues, denominadas Equipas Regionais de Investigação à Criminalidade Automóvel (SRICA).

No sentido de melhorarmos o combate a este fenómeno criminal, a PSP aconselha:

1. Todos os cidadãos que sejam alvo deste crime, mesmo em caso de mera tentativa, deverão sempre formalizar queixa pois a PSP, ao ter conhecimento do crime, inicia de imediato a investigação; 

2. Sempre que possível, estacione a sua viatura numa garagem fechada ou numa área bem iluminada e movimentada; 

3. Evitar estacionar a viatura metade no passeio e metade na estrada pois pode tornar o furto do catalisador mais fácil;

4. Se detetar alguma pessoa debaixo de uma viatura, em espaço público, como se estivesse a realizar uma reparação, chame de imediato a polícia. Obtenha o máximo de informações possível, incluindo matrículas de outros carros envolvidos. Os polícias que se deslocarão ao local farão o despiste da situação.

5. Constituem indícios de que pode estar a ocorrer um furto de catalisadores: viatura levantada no local de estacionamento (com o uso de um macaco ou outro dispositivo) e/ou um som de uma máquina de perfuração ou corte, com uma pessoa deitada debaixo do veículo.

É de igual modo extremamente importante que os cidadãos não recorram ao mercado paralelo para adquirir catalisadores que, tendo sido possivelmente furtados, já não disporão dos componentes essenciais, impossibilitando que executem corretamente a função e levarão, necessariamente, a que o veículo não seja aprovado em IPO (inspeção periódica obrigatória).

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------