quarta-feira, 2 de março de 2022

Ucrânia: a Figueira solidária mais duas vezes... e a história do menino refugiado de 8 anos que vai poder continuar a sonhar!

Primeira:

SEF abre balcões de Norte a Sul do país exclusivos para cidadãos ucranianos. Na Figueira da Foz o horário é das 09h00 às 20h00 (SIC Notícias); 

Segunda: 

O município da Figueira da Foz está disponível para acolher refugiados ucranianos e está a estudar espaços de acolhimento em todo o território do concelho, disse hoje o presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes (Notícias de Coimbra);

História:
Forçada a abandonar o país em busca de paz, a família do pequeno Anatoly Svistun seguiu viagem até à Figueira da Foz, onde foi acolhida por amigos de longa data. 

Em Portugal desde o passado dia 28 de fevereiro, Anatoly deixou para trás o que mais lhe trazia felicidade: o hóquei no gelo. Apesar de terem passados poucos dias desde a sua chegada, o menino recebeu a boa notícia de que poderia continuar a praticar desporto numa modalidade “com semelhanças” àquela que praticava. 

O diretor da Secção de Hóquei em Patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, afirmou que o acolhimento de uma criança refugiada “é um momento muito gratificante. Como somos tão hospitaleiros, acabou por surgir este contacto”. 

Segundo Jorge Gouveia, o contacto surgiu através do responsável pelo Europe Sports Group, sediado na Figueira da Foz, “para se chegar a um acordo com o objetivo de ajudar esta família”. A partir de amanhã, e “com o período estipulado de dois meses”, o jovem atleta ocupará lugar na baliza nos treinos do escalão escolares, onde se encontram crianças dos oito aos 10 anos... (Rádio Boa Nova)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------