sábado, 2 de julho de 2022

Faleceu Manuel Silvestre "Sintra" que edificava a Figueira da Foz em miniaturas - autênticas obras de arte!

Em 2010 começámos por conhecer a então já vasta obra em miniatura de Manuel Silvestre, de sua alcunha 'Sintra', aposentado da profissão de ladrilhador da construção civil.

        Manuel Silvestre e esposa no Grupo Musical Carritense

 

Não querendo ficar “sentado no sofá”, transformou a sua garagem num adequado atelier onde se entretinha a construir miniaturas das casas e monumentos mais icónicos da cidade, sobretudo através de madeira em pequenas peças e trabalhadas, película de vidro, algum aço ou latão finíssimo, pequenas pedras apanhadas na praia, e o que a imaginação lhe ditava e era necessária para a elaboração dos edifícios! Havia um material que considerava essencial e que dizia muitas vezes ser o mais importante: a cola, uma boa cola para 'segurar' as construções!

No início de 2011 publicámos neste site uma primeira reportagem sobre as suas obras, que fomos atualizando durante alguns anos conforme os seus trabalhos iam nascendo.

Mas terá sido a proximidade e inalação das tais potentes colas (nos seus trabalhos não entravam pregos) que lhe terá deteriorado a saúde há cerca de meia-dúzia de anos sendo por isso aconselhado pelos médicos a deixar de trabalhar!

Na foto inicial vê-se Manuel Silvestre 'Sintra' junto a um dos seus mais famosos trabalhos: A igreja matriz da Figueira da Foz.

Muito debilitado nos últimos meses, faleceu ontem aos 92 anos, tendo o seu funeral sido realizado hoje de manhã.

Para ver toda a sua obra que irá perdura no futuro CLICAR AQUI!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------