segunda-feira, 11 de julho de 2022

Reabriu a Casa do Paço que alberga mais de sete mil peças de azulejaria holandesa!

A Casa do Paço da Figueira da Foz esteve encerrada a visitas ao público durante cerca de dois anos, servindo nesse tempo de apoio ao Tribunal da Figueira da Foz. 

O edifício alberga um conjunto de cerca de 7 mil azulejos de figura avulsa e todos diferentes executadas na primeira década do século XVIII e designados de Delft, nome da cidade de onde são oriundos, constituindo um dos mais importantes acervos de azulejaria holandesa existente em Portugal, representando paisagens campestres e marinhas, cavaleiros (príncipes, guerreiros e amazonas) e cenas bíblicas retiradas do Velho e Novo Testamento.

A origem de terem sidos instalados na Casa do Paço terá ficado a dever-se ao facto de ter naufragado um navio holandês na praia da Figueira da Foz em 1706 que vinha carregado com os referidos azulejos, que terão sido leiloados e neste edifício colocados.

Este imóvel classificado de Interesse Público pode ser agora visitado nos seguintes horários: Terça-feira a sábado das 10h00-17h00 - Domingo, segunda e feriados: encerrado. Entradas individuais a 1,20€.

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------