sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Veleiro atacado por sete orcas ao largo da Figueira da Foz!

Através de uma publicação num grupo de avistamento e interação com orcas no Facebook, o velejador da embarcação com onze metros alvo do ataque dos animais descreveu que tudo aconteceu de forma repentina."O grupo aproximou-se com bastante velocidade, o motor foi desligado e demoraram cerca de 20 segundos a rondar o veleiro até que ouvi um grande barulho e a embarcação começou a rodar sobre si própria", é descrito. O grupo de animais era composto por cinco ou sete orcas, uma das quais bebé.

Foi colocada a marcha à ré, manobra recomendada pelas autoridades e conhecida como Marc Herminio - com que no ano passado conseguiram repelir os animais, mas sem sucesso. "O grupo continuou a perseguição e ouvi novo barulho". As orcas acabaram por desistir de atacar o leme depois de o velejador ter adotado outras medidas, não descritas na publicação. O Jornal de Notícias entrou em contacto com este, mas não obteve resposta até à publicação.

"O grupo de orcas dispersou e permaneceu a cerca de 100 metros até desaparecer". O velejador descreve que manteve a embarcação em marcha à ré durante cerca de 30 minutos quando viu atuns na zona. Depois voltou então a içar as velas e navegou até ao Porto da Nazaré, sem necessidade de qualquer tipo de auxílio...

=Extrato compilado de publicação do Jornal de Notícias que pode ler completo AQUI=

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------