Ligações a hidrogénio de Figueira da Foz até Celorico da Beira e depois com a Europa com 'potencial produtivo mais adiantado'!
A
Alemanha vai juntar-se ao projeto de novas ligações para transporte
de hidrogénio conhecido como H2MED acordado entre Portugal, Espanha
e França em outubro passado, anunciaram hoje os governos dos países
envolvidos.
Trata-se
do "reforço da dimensão pan-europeia do H2MED", que "pela
primeira vez na história" poderá tornar a Península Ibérica
num
'hub' líder de energia verde para toda a Europa".
Em
outubro, Portugal e Espanha chegaram a acordo com França para a
construção de novas ligações para transportar hidrogénio verde,
uma entre Celorico da Beira e Zamora (CelZa) e outra entre Barcelona
e Marselha (BarMar), num projeto batizado H2MED.
Em
agosto passado, o primeiro-ministro alemão tinha defendido a
construção de um 'pipeline' pan-europeu, desde Portugal até à
Alemanha, para reduzir a dependência do continente do gás russo e
para diversificar as fontes de energia
As
novas ligações para transportar energia entre Portugal, Espanha e
França, conhecidas como "Corredor de Energia Verde",
excluem o gás e serão apenas para hidrogénio, devendo estar
operacionais em 2030.
O
projeto exigirá, da parte de Portugal (...) reconversões da rede de
gás para fazer chegar o hidrogénio das zonas de produção para
Celorico da Beira e, por sua vez, para Espanha".
Estão
em causa as ligações de gás entre Figueira da Foz e Celorico da
Beira e a de Monforte a Celorico da Beira, sendo que a primeira é a
que tem, atualmente, um "potencial produtivo mais adiantado"
e pode atrair "novos projetos de hidrogénio verde" além
dos que estão já ali identificados (…/...) custo de adaptação
da ligação entre a Figueira da Foz e Celorico da Beira está
estimado em 120 milhões de euros...
(Extrato
de notícia de Sapo24/Economia que pode ler completa AQUI)
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem comentários:
Enviar um comentário