domingo, 22 de janeiro de 2023

Ligações a hidrogénio de Figueira da Foz até Celorico da Beira e depois com a Europa com 'potencial produtivo mais adiantado'!

A Alemanha vai juntar-se ao projeto de novas ligações para transporte de hidrogénio conhecido como H2MED acordado entre Portugal, Espanha e França em outubro passado, anunciaram hoje os governos dos países envolvidos.

Trata-se do "reforço da dimensão pan-europeia do H2MED", que "pela primeira vez na história" poderá tornar a Península Ibérica num
'hub' líder de energia verde para toda a Europa".

Em outubro, Portugal e Espanha chegaram a acordo com França para a construção de novas ligações para transportar hidrogénio verde, uma entre Celorico da Beira e Zamora (CelZa) e outra entre Barcelona e Marselha (BarMar), num projeto batizado H2MED.

Em agosto passado, o primeiro-ministro alemão tinha defendido a construção de um 'pipeline' pan-europeu, desde Portugal até à Alemanha, para reduzir a dependência do continente do gás russo e para diversificar as fontes de energia

As novas ligações para transportar energia entre Portugal, Espanha e França, conhecidas como "Corredor de Energia Verde", excluem o gás e serão apenas para hidrogénio, devendo estar operacionais em 2030.

O projeto exigirá, da parte de Portugal (...) reconversões da rede de gás para fazer chegar o hidrogénio das zonas de produção para Celorico da Beira e, por sua vez, para Espanha".

Estão em causa as ligações de gás entre Figueira da Foz e Celorico da Beira e a de Monforte a Celorico da Beira, sendo que a primeira é a que tem, atualmente, um "potencial produtivo mais adiantado" e pode atrair "novos projetos de hidrogénio verde" além dos que estão já ali identificados (…/...) custo de adaptação da ligação entre a Figueira da Foz e Celorico da Beira está estimado em 120 milhões de euros...

(Extrato de notícia de Sapo24/Economia que pode ler completa AQUI)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------