De manhã os preparativos para o transporte da tubagem > e ao início da tarde de hoje já estava na zona sul junto ao 5º molhe!
Foi ao início desta tarde rebocada por uma draga para a margem sul do rio Mondego, a comprida e unida tubagem que esteve durante algumas semanas a ser soldada por uma equipa especializada no molhe norte da foz do Mondego, que depois foi unida e colocada como uma só no areal da Praia da Claridade a acompanhar a orla marítima esperando condições marítimas ideais para o transporte.Condições que se proporcionaram hoje, com o mar ameno e sem vento.De manhã ainda se podia ver a tubagem a acompanhar o mar (foto inicial assinalada por 1) sensivelmente desde o Molhe Norte até para lá da Torre do Relógio. A outra ponta da tubagem já estava umas centenas de metros dentro de água (2) esperando a ligação à draga (3) para o respetivo reboque, que depois foi levada, a flutuar, pela águas calmas até à margem sul.
A tubagem, com cerca de 1.600 metros, ficou colocada junto ao 5º molhe, na Freguesia de S. Pedro, para combater a erosão marítima (foto ao longe, em baixo, de M. Amaral).
E como?
Uma extremidade fica bem dentro do mar destinada a receber as 'carradas' de areia trazidas da Praia a Claridade, que depois sairão na outra extremidade bem dentro do areal junto, precisamente, ao 5º molhe. Areias que, assim, “não se perdem”.
Noutros anos as areias trazida pelas dragas eram 'despejadas' para esta praia esperando-se que depois as marés as 'empurrassem' mais para cima... mas ao contrário o mar levava-as era para mais longe!
Agora auguram-se melhores resultados.
Não esquecendo a fase seguinte que deverá arrancar em 2024, na qual se prevê a transferência de três milhões de metros cúbicos de areia, de norte para sul da barra.
As medidas incluem também a instalação de um sistema mecânico fixo de transposição de areia (bypass) tendo a mesma finalidade, isto é, mitigar os efeitos da erosão costeira, que deverá ser instalado até 2030.
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1 comentário:
Finalmente!
Enviar um comentário