segunda-feira, 6 de março de 2023

Estrada Nacional 109 Figueira da Foz >> Tocha já tem um radar de 'velocidade média'... e que raio de “bicho” é este!?

Estes radares vão calcular se, em média, os veículos andaram mais depressa do que o permitido num determinado trajeto.

O ACP explica o que são radares de 'velocidade média': 
“Imagine que vai numa estrada em que existe o limite de velocidade de 100km/h. 

Num determinado ponto, é registada a matrícula do seu veículo, assim como a hora de passagem. Mais à frente nesse mesmo trajeto, estará outro radar que faz exatamente o mesmo. Com base na hora de entrada e saída do percurso (regra geral, estes radares estão instalados em troços sem entroncamentos ou saídas) é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrê-lo, assim como a velocidade média. Se o condutor completou a distância entre as duas câmaras num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu o limite de velocidade (no exemplo, os 100 km/h). Desta forma, considera-se que circulou em excesso de velocidade.

E de nada adiantará ao condutor parar a meio do trajeto para fazer tempo, caso tenha ultrapassado o limite de velocidade: primeiro, porque não ganha tempo algum (e esse é o intuito quando se ultrapassa o limite de velocidade); depois, porque os radares de velocidade média vão estar presentes em troços onde é proibido ou muito difícil parar.”

Ou seja, se agora numa estrada que tenha um radar destes de 'velocidade média' o automobilista pretender acelerar um bocado mais para “desentupir” o motor, o melhor é esquecer!... ou então ir para o 'parque das gaivotas' e acelerar por lá!

(Foto de “Miscelânia de Transito”)

1 comentário:

Pedro Amorim disse...

O tempo a percorrer o intervalo entre os dois radares tem de ser igual ou superior ao tempo mínimo fixado. Só assim terá uma velocidade média igual ou inferior ao limite legal.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------