segunda-feira, 24 de abril de 2023

O que de importante acontece nesta terça-feira dia 25 de abril?

Obviamente demito-o... ops, não é isto! Obviamente que é o encerramento total da ponte da Figueira da Foz nalgumas noites / madrugadas a partir desta data! Também muito importante é a isenção de taxas na A14! A outra situação importante não acontece... já aconteceu há 49 anos!
Assim, no âmbito da empreitada de reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso sobre o rio Mondego, na Figueira da Foz, e para a realização dos trabalhos previstos, haverá necessidade de se proceder ao corte total de trânsito na ponte, em períodos de três dias por semana, sempre durante a noite entre as 20h30 e as 6h30. O primeiro corte acontece nas noites de 25 para 26, de 26 para 27 e de 27 para 28 de abril, entre as 20h30 e as 6h30.

Durante o mês de maio, os cortes realizam-se sempre de 2ª para 3ª feira com repetição nas noites de 3ª e 4ª feira, com exceção da primeira semana desse mês, em que o corte tem início na 3ª feira repetindo-se nas duas noites seguintes.

A partir do mês de junho, as interrupções ocorrerão em cinco noites por semana, no horário anteriormente indicado, com início nas noites de domingo para 2ª feira e fim nas noites de 5ª para 6ª feira.

Como alternativa à circulação de trânsito na travessia da ponte durante os períodos do corte, o desvio de tráfego será assegurado pela A17, cuja utilização do sublanço compreendido entre o Nó de Marinha das Ondas e o nó da A14 se encontra isenta de pagamento de taxas de portagem, tal como anunciado pelo Ministério das Infraestruturas na passada semana. O corte e respetivo desvio estará devidamente sinalizado e será efetuado com o apoio das autoridades.

Recorde-se que, durante o dia e nas noites em que não há corte de circulação na ponte, mantém-se o condicionamento de uma via em cada sentido e limitação de velocidade...

(Informações de EchoBoomer que pode ler completa AQUI)

…........................

Entretanto, e já há umas semanas, o Município da Figueira da Foz tinha sublinhado que os horários então publicados referentes às travessias do Mondego eram só até começarem as obras da ponte, como é natural. E que os horários mais prolongados exigem contratações de mais tripulação, referindo que “quem tinha a obrigação de garantir a alternativa é quem faz a obra. A obra da ponte não é da Câmara e a Câmara não tem jurisdição no mar nem no rio”.

Rematando que “Os horários que vão vigorar durante o encerramento da ponte 5 noites por semana, domingo a quinta, entre as 20h30 e as 6h30 serão adequados aos vários turnos de trabalho existentes e terão início no dia 23 de abril.”

Horários estes que ainda não conseguimos encontrar nem publicados no site do Município da Figueira da Foz nem em qualquer outro lado!

(Fotos de José Freitas e João Quaresma)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ando a procura em todo o lado e não encontro qualquer informação, centenas de pessoas trabalham por turnos na cova gala e zona industrial e ainda ninguém sabe de nada.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------